sábado, 22 de janeiro de 2011

Uma vida desperdiçada

TEXTO-BÍBLICO: JEREMIAS 13:1-11 (OBS.: a leitura do texto é indispensável para a compreensão adequada)

A água potável é um bem precioso e segundo os especialistas no assunto está se tornando um bem raro no planeta Terra. As duas causas principais apontadas para a diminuição de reservas de água potável são a poluição e o desperdício. E boa parte deste desperdício é diagnosticada dentro das casas. Se algumas medidas simples fossem adotadas, estima-se que seria possível economizar o volume de água equivalente a uma piscina semi-olímpica em um ano. Por exemplo, na hora de escovar os dentes. Se a torneira ficar aberta durante toda a escovação por pelo menos 5 minutos, serão gastos 80 litros de água. Mas se abrirmos a torneira apenas duas vezes quando é necessário, um litro é suficiente. Na hora do banho, quanto menos tempo debaixo chuveiro, mais economia. Em 15 minutos de banho são gastos 144 litros de água. Com cinco minutos de banho, são gastos 48 litros. Algumas atitudes simples no dia-a-dia vão reduzir o consumo, e, consequentemente, a sua conta mensal de água.

Deixando de lado a preocupação com o meio ambiente, o texto em epígrafe nos apresenta outra cena de desperdício. Deus quis ilustrar por meio de uma lição objetiva como vidas podem ser desperdiçadas. O profeta Jeremias usou por um tempo um cinto de linho e depois o escondeu num local próximo ao rio Eufrates. A umidade e o calor da região deterioraram aquele cinto, que não serviu para mais nada.

O linho era um material especial que tinha caráter nobre. O linho era um bem precioso naquela época e as vestimentas feitas de linho eram muito valiosas. Os sacerdotes de Israel utilizavam um cinto de linho por baixo de suas vestes. Embora feito de um material requintado, aquele cinto de linho se tornou completamente inútil. A lição que Deus quer ensinar refere-se ao desperdício de vidas, o bem mais precioso outorgado pelo Criador ao homem. Este texto nos mostra que uma vida longe dos padrões de Deus é um completo desperdício. Assim como aquele cinto de linho caríssimo foi desperdiçado ao ficar exposto ao sol e chuva, assim também vidas podem ser desperdiçadas.

Tendo como base todo este contexto, eu gostaria de afirmar que:
"Certas atitudes resultam inevitavelmente numa vida desperdiçada”

Quando um crente passa a viver entregue aos seus próprios desejos e pecados, sem nenhum arrependimento, inevitavelmente as conseqüências serão danosas. As atitudes denunciadas neste texto são tão prejudiciais que o resultado certo é um desperdício de vida. Embora muitas pessoas pensem que estão desfrutando ao máximo tudo que o mundo pode lhes oferecer, o diagnóstico bíblico é outro: suas vidas estão sendo desperdiçadas.

A Bíblia nos adverte em Gálatas 6:7 e 8: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna.” As conseqüências de atitudes semeadas hoje serão colhidas daqui a algum tempo. Portanto, faz-se necessário fazer um diagnóstico preciso sobre tais atitudes.

O nosso grave problema é a letargia em identificar e romper com tais atitudes. Somos morosos em abandonar práticas destrutivas porque estamos satisfeitos com elas e não percebemos os estragos que estão nos causando. O cristão precisa lutar diariamente contra estas atitudes se não quiser perder o seu vigor espiritual, e conseqüentemente, desperdiçar a sua vida. Deus nos convoca a adotarmos medidas urgentes com relação a estas atitudes que trazem como resultado uma vida desperdiçada, a fim de que sejamos “vasos” úteis ao nosso possuidor e “cintos de linho” que servem ao seu propósito.

Então, de acordo com o texto em Jr. 13:1-11, que atitudes resultam inevitavelmente numa vida desperdiçada? Vamos analisar três atitudes que resultam inevitavelmente numa vida desperdiçada, tal como aquele cinto de linho que ficou num local quente e úmido a ponto de apodrecer totalmente e ficar imprestável.


CONTINUA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS

Nenhum comentário: