sábado, 22 de janeiro de 2011

Exclusividade na adoração a Deus

2) Rejeitar a adoração exclusiva ao verdadeiro Deus resulta inevitavelmente numa vida desperdiçada (Jr. 13: 10)

Os profetas foram usados por Deus para alertar o povo, mas ainda assim Israel preferiu endurecer o coração e seguir após outros deuses. A recusa em ouvir as palavras do Senhor era acompanhada de uma entrega total à idolatria, pois suas consciências estavam cauterizadas (“corações endurecidos”, conforme o versículo). A idolatria era praticada por todas as classes sociais em Israel naquela época, mas Deus mostrou que estas atitudes inevitavelmente resultariam em vidas desperdiçadas, tal como aquele cinto de linho da parábola. A palavra traduzida aqui como “adorar” no hebraico também poderia ser traduzida como “se inclinar” ou “se prostrar.” Seguir outros deuses é se inclinar diante deles.

A Bíblia nos diz que os ídolos nada são. Na verdade estes deuses nunca existiram porque só há um único e verdadeiro Deus, o Criador de todas as coisas. Mas o grande problema da idolatria é que o foco da adoração passa a ser algo criado e não o Criador. Sendo assim, um ídolo é tudo aquilo que obtém a primazia em nosso viver e faz com que não nos inclinemos mais diante de Deus. Quando Deus não é o centro de nossas vidas, alguma outra coisa o é. O ídolo rouba a atenção e faz com que o nosso coração rejeite adorar com exclusividade o único Deus verdadeiro. Um escritor resumiu bem quando disse: "Idolatria é qualquer coisa que esfrie nosso desejo por Cristo" (Oliver Cromwell). Com certeza, render-se aos ídolos é um passo certo em direção a uma vida desperdiçada.

O profeta Ezequiel confrontou os anciãos de Israel sobre os ídolos. E é interessante perceber que a linguagem que o profeta utiliza nos mostra que os ídolos não estavam num altar, mas sim dentro do coração destes anciãos. Ezequiel 14:3: “Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos dentro do seu coração, tropeço para a iniqüidade que sempre têm eles diante de si; acaso, permitirei que eles me interroguem?” O que colocamos no lugar de Deus captura o nosso coração, e então nos tornamos servos do nosso objeto de adoração. NÓS SOMOS GOVERNADOS POR AQUILO QUE ADORAMOS – e quando não é Deus quem nos governa estamos desperdiçando nossas vidas.

Os vícios são expressões de idolatria. Quando um vício se estabelece em nosso viver é porque este ídolo passou a nos governar. E não há como negar que qualquer vício é uma estrada larga que nos conduz a uma vida desperdiçada. Muita energia, tempo e recursos são gastos para alimentar os vícios. Apesar do prazer temporário que o vício oferece, cedo ou tarde as conseqüências serão terríveis. É por isso que devemos voltar os nossos corações para adorar somente a Deus, inclinando diariamente nossas vidas em Seu altar como sacrifício santo e agradável ao Senhor.

Quantos vícios muitos crentes acalentam em seus corações? Na verdade os vícios são ídolos que tomaram conta do coração e levam a uma vida miserável. Quais são os ídolos que estão em seu coração? Muitas vidas são desperdiçadas pela escravidão a algum vício sexual diante da Internet e outras vidas são desperdiçadas pela idolatria ao deus “dinheiro” ou ao deus “sucesso”. Será se nós não estamos acalentando um ídolo secretamente em nosso coração que nos impede de adorar exclusivamente ao Senhor? Se não queremos desperdiçar nossas vidas, precisamos destronar urgentemente estes ídolos e voltar os nossos olhos para o Senhor que nos resgatou com o alto preço do sangue de Cristo.

Um coração dividido nunca será agradável a Deus. Jesus nos alertou que ninguém pode servir a dois senhores, e o profeta Elias questionou os seguidores de Baal porque ficavam em cima do muro, coxeando entre dois pensamentos. Se o seu coração está dividido entre Deus e alguns ídolos, deve existir uma ruptura imediata com estes ídolos, pois somente Deus é digno de receber total adoração. O nosso Deus é Deus zeloso e não aceitará um povo que o adore sem exclusividade. É necessário que o coração esteja devotado somente a um único Senhor, assim como Davi orou: “dispõe-me o coração para só temer o teu nome” (Sl. 86:11).

Você adora ao Senhor com exclusividade? Ou existem ídolos que estão sendo acalentados em seu coração? Se estes ídolos estão governando suas prioridades e sonhos, o resultado inevitavelmente será uma vida desperdiçada e frustrações acumuladas ao longo do caminho.


ENCERRA NA PRÓXIMA POSTAGEM

Nenhum comentário: