sexta-feira, 4 de junho de 2010

UM SERVO LEGÍTIMO

TEXTO-BÍBLICO: I SAMUEL 17: 31-40

A pirataria é um dos graves problemas que o Governo tenta resolver em nosso país. Vários produtos são pirateados e comercializados, tais como: programas de computador, brinquedos, DVD's, relógios, perfumes, CD's, celulares, camisas, tênis, etc (a lista seria enorme). Em muitos casos não se distingue facilmente um produto pirata do produto autêntico. E por conta disso, a pirataria se alastra mais ainda.

Desde a sua juventude Davi demonstrou ter um coração de servo. Esta característica de Davi o levou a depender de Deus em cada circunstância da sua vida. Mas como podemos saber que alguém que diz servir a Deus é um servo legítimo? Diante de tanta "pirataria" no meio do povo de Deus, como podemos assegurar que uma pessoa é um servo verdadeiro? Jesus afirmou que muitos um dia erguerão suas vozes dizendo: "Senhor, em teu nome não fizemos isto ou aquilo?", mas serão rejeitados porque não eram servos legítimos.

O servo legítimo depende exclusivamente e constantemente do Senhor

O servo legítimo entende a profundidade das palavras de Jesus em João 15: "Sem mim, nada podeis fazer." A dependência é essencial na vida de um autêntico servo de Deus. Coisa nenhuma será efetuada para a glória de Deus, se o servo não estiver em humilde dependência do Senhor. “A maior prova de legitimidade de um servo de Deus é a profundidade de sua dependência.”

POR QUE O SERVO LEGÍTIMO DEPENDE DO SENHOR, EXCLUSIVAMENTE E CONSTANTEMENTE? O servo legítimo depende exclusivamente e constantemente do Senhor por algumas razões:

1 - Porque o cuidado de Deus é claramente perceptível (Vs. 34-36)
Davi já tinha experimentado situações de perigo em várias situações de sua vida. Como pastor de ovelhas ele tinha que defender os rebanhos dos ataques de animais selvagens. O cuidado de Deus foi evidenciado em vários episódios que ele narrou nestes versículos ao rei Saul. O jovem Davi sabia na prática que o cuidado de Deus era real, porque nenhum mal tinha sucedido a ele. Em cada um dos fatos narrados, observamos um jovem que deposita toda a sua confiança em Deus, porque ele provou a intervenção cuidadosa em seu favor.
Em outros textos das Escrituras, observamos que Davi dependia do Senhor porque percebia o cuidado amoroso: “Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu!” (Salmo 40:17). No Sermão da Montanha, Jesus Cristo esclareceu o quanto Deus cuida de seus filhos, providenciando-lhes o sustento necessário (veja Mt. 6:25-34). Ele nos deu a receita contra a ansiedade: pare de duvidar do cuidado amoroso de Deus sobre a sua vida!
Poderíamos pensar em várias situações de nossas vidas nas quais percebemos com clareza o cuidado gracioso de Deus. Se você é de fato um servo legítimo do Senhor, com certeza já experimentou o Seu cuidado especial – em todos os aspectos do seu viver. Mesmo enfrentando as mais horríveis tribulações, o servo legítimo consegue perceber o cuidado do Senhor, e esta percepção o leva a depender cada vez mais somente de Deus.
Você tem percebido claramente o cuidado de Deus sobre a sua vida? Todo servo autêntico sabe que depender do cuidado do Senhor é essencial para uma vida cristã abundante que glorifica a Deus. Então, precisamos parar de reclamar tanto (murmurações e ais), e relembrar o quanto Deus tem cuidado de nós. Devemos trazer à memória o que nos pode dar esperança, como fez o profeta Jeremias (Jr. 3: 21, 22). Esta deve ser a tônica do nosso viver. Se Deus retirasse o Seu cuidado de nós apenas por um breve momento, nós seríamos imediatamente consumidos.

2 - Porque a grandeza de Deus é claramente perceptível (Vs. 36 e vs. 45)
A visão de Davi a respeito de Deus não é mesquinha. Davi exalta a grandeza absoluta do seu Deus: Ele era o Deus Vivo e Senhor dos Exércitos. Para o jovem Davi Deus era grande, poderoso e temível - Ele estava acima de qualquer comparação. Davi enxergou o que todo o exército de Israel e o rei Saul não conseguiram enxergar. Todos estavam com medo diante do gigante Golias, mas Davi olhou para o alto e resolveu depender de Deus porque Ele era absolutamente grandioso. O único gigante na vida de Davi era Deus.
Davi sempre buscou exaltar o Senhor em suas músicas. O Saltério está repleto de louvores a Deus, como o Senhor absoluto e majestoso. Em I Crônicas 29: 10-12, observamos mais uma vez a percepção de Davi já no fim da sua vida: Deus não deixou de ser grandioso para ele. Os anos se passaram, porém a visão correta sobre a onipotência de Deus não foi reduzida com o passar do tempo. Para Davi, Deus era singular.
Paulo poderia viver se lamentando pelo espinho na carne, mas resolveu depender da graça de Deus. Ele afirmou: “De boa vontade, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo” (2 Cor. 12:9).
Muitas vezes nós amargamos derrotas em nossas vidas porque não valorizamos a grandeza do nosso Deus em todo o seu esplendor. Quando reconhecemos a singularidade e a majestade do nosso Deus, teremos condições de encarar os revezes da vida com maior destemor. Você tem percebido claramente a grandeza de Deus em seu viver? A nossa visão sobre quem Deus é e sobre o Seu infinito poder determina muitas de nossas atitudes no dia-a-dia.

3 – Porque a suficiência de Deus é claramente perceptível (Vs. 33, 39, 40)
Esta última razão está implícita no texto. Não são as palavras de Davi que apontam sua percepção neste caso. As atitudes de Davi nos mostram o quanto ele confiava na suficiência do Senhor. Davi não desiste de lutar com Golias quando Saul o aconselha a não ir porque o gigante era um guerreiro muito preparado e Davi um jovem pastor de ovelhas (33); Davi também não desiste depois de tentar usar a armadura própria para o combate (39) e partiu para a luta com uma funda e cinco pedras lisas (40). Isto não é tentativa de suicídio – é uma prova inequívoca de que Davi confiava plenamente na suficiência do Senhor.
O salmo mais conhecido escrito por Davi começa com palavras que expressam a suficiência de Deus: “O Senhor é o meu pastor, de nada terei falta.” Mesmo que a situação estivesse precária, Davi descansava na suficiência do bom Pastor. O que J. I. PACKER escreveu nos faz pensar: “Você nunca precisará mais do que Deus pode suprir.”
Muitas vezes queremos resolver as situações difíceis da vida utilizando os recursos errados. Os recursos que Deus providencia são suficientes. O servo legítimo depende exclusivamente e constantemente do Senhor porque entende que a suficiência vem de Deus. Para lidar com as batalhas da vida é necessário um profundo deleite na suficiência do Senhor. Se Ele não for suficiente para nós, sempre estaremos lutando com nossas próprias forças, sem nenhum progresso. Quando agimos baseados na auto-suficiência demonstramos que de fato não somos servos legítimos, pelo contrário, agimos como senhores de nós mesmos. Você tem vivido confiando na suficiência que vem de Deus? Ou você tem relutado várias vezes em descansar nos recursos que Deus supre? Será que existe espaço em seu dia-a-dia para confiar na suficiência do Senhor?

Em meio a tanta falsa piedade no meio da igreja, será que existe legitimidade em sua vida de servo? Um bom teste é avaliar o quanto você depende de Deus. Não tente se esquivar desta auto-avaliação. Saiba que o servo legítimo depende exclusivamente e constantemente de Deus, porque o cuidado, a grandeza e a suficiência de Deus são claramente perceptíveis. Que possamos aplicar estas verdades em nossos corações para vivermos como servos que honram e glorificam a Deus.

MARCOS AURÉLIO DE MELO
ESTUDOS NO LIVRO DE I SAMUEL

Nenhum comentário: