sábado, 26 de junho de 2010

O crente X o pecado

Por que Deus não torna o crente perfeito e incapaz de cometer pecados, a partir do momento de sua conversão a Cristo? Talvez você já tenha se perguntado por que ainda luta com pecados em sua vida, mesmo já sendo um salvo por meio da graça de Deus. Por que será que Deus não livra o crente de qualquer inclinação para o pecado depois de sua conversão?

Para responder a esta pergunta, precisamos entender que todos nós chegamos a este mundo com o coração pecaminoso, a natureza humana que sempre deseja se afastar de Deus em busca do pecado. Esta natureza humana, que também é chamada na Bíblia de “o velho homem”, continua existindo mesmo após a conversão. O crente possui também a natureza redimida, ou "o novo homem", que foi fruto da operação do Espírito na regeneração.

Todo pai espera que seu filho cresça e se desenvolva – é um motivo de grande alegria para o pai ver seu filho se desenvolvendo. Assim também, Deus tem o objetivo de amadurecer cada um dos crentes em retidão e em santidade. Ele nos oferece todos os recursos necessários para que possamos vencer a influência do “velho homem” sobre nós. Por exemplo, Deus nos oferece a Sua Palavra que nos mostra vários princípios úteis para uma vida de santificação. Ele também nos auxilia por meio do Espírito Santo, que nos convence de todo e qualquer pecado. Em Romanos 8:29, está escrito que Deus tem o propósito de nos conformar à imagem do Seu Filho Jesus Cristo. Então, o seu plano é que todos os crentes continuem em busca de maior aperfeiçoamento, sempre lutando contra o pecado em suas vidas para alcançar à maturidade espiritual. Para isso, o crente precisa depender de Deus constantemente.

Os pecados do crente foram pagos de uma vez por todas quando Cristo morreu na cruz. E a ressurreição de Cristo ilustra que o crente deve andar também em novidade de vida, uma vez que já foi salvo da penalidade do pecado. Agora o crente deve viver em santidade para se conformar à imagem de Jesus Cristo, livrando-se dia após dia da influência que o pecado ainda tem sobre sua vida. Paulo descreveu esta intensa batalha que ocorria dentro dele, entre o “novo homem” redimido por Cristo e o “velho homem” que ainda permanecia em seu coração. Mas ele encorajou os crentes de Roma com estas palavras: “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.” (Romanos 6: 12 e 14).

Fazendo uma comparação, do nosso ponto de vista seria ótimo se nunca ficássemos doentes, mas a realidade é outra, pois vivemos num corpo atingido por muitas bactérias e isso nos leva mais cedo ou mais tarde ao médico. Graças ao nosso Pai, temos um Médico que cura nossas feridas quando confessamos nossos pecados, de acordo com I João 1:9. Por isso, é muito importante que o crente confesse seus pecados e os abandone – isto é uma prova de que existe um verdadeiro crescimento!

Mas também eu quero deixar aqui um alerta a todos que tiverem acesso a este breve artigo. Já sabemos que Deus tem o propósito de ver os seus filhos crescendo em maturidade. Ele não nos torna perfeitos e livres de cometer pecados depois da conversão, porque seu plano envolve o crescimento de cada crente, que precisa depender sempre do Senhor. Mas aqui fica uma pergunta: se você não está crescendo e nem lutando contra o pecado em sua vida, será que de fato você é um cristão verdadeiro? Se não existe nenhuma evidência de seu crescimento espiritual e se você está totalmente dominado pelo pecado, será que você é realmente um filho legítimo de Deus?


MARCOS AURÉLIO DE MELO
MEDITAÇÃO BÍBLICA

Nenhum comentário: