terça-feira, 8 de junho de 2010

A relação do cristão com o mundo

Texto-Bíblico: I João 2: 15-17

PROPOSIÇÃO:
“Para ter uma correta relação com o mundo o cristão tem que abandonar algumas falsas pressuposições”

Que falsas pressuposições o cristão tem que abandonar para ter uma correta relação com o mundo? O cristão tem que abandonar algumas falsas pressuposições para ter uma correta relação com o mundo que são as seguintes:


1 - OS ATRATIVOS DO MUNDO POSSUEM UMA ADMIRÁVEL SUPERIORIDADE (Vs. 15)
Os verbos estão no imperativo, o que indica uma ordem do Senhor aos leitores da carta de João. Os crentes estavam amando o mundo, considerando-o admiravelmente superior em detrimento do amor que deveriam direcionar a Deus. Para aqueles cristãos o amor ao mundo era muito precioso e por isso surgiu a necessidade desta dura reprimenda. O apóstolo é contundente em afirmar que o amor de Deus não é derramado no coração de alguém que considera o mundo como o seu maior valor.
O primeiro lugar no pódio é sempre mais alto. O atleta que consegue a façanha de chegar ao topo do pódio superou todos os concorrentes e receberá os aplausos da vitória. Quem ocupa o primeiro lugar será o atleta mais prestigiado e honrado. A torcida que apoiou o atleta durante toda a competição sobe no pódio junto com ele e comemora em grande festa. Mas será se o mundo deve ocupar o primeiro lugar no pódio do coração de um cristão redimido pelo sangue de Cristo? De forma nenhuma! Isto é uma completa incoerência.
A triste constatação é que o amor que muitos cristãos reservam para este mundo parece não ter limites. Em inúmeras situações podemos constatar que o mundo tem sido o grande usurpador na vida de crentes professos. Os atrativos deste mundo ganham cada vez mais a proeminência – e se constituem em brinquedos preciosos para os cristãos da atualidade. O Senhor Jesus nos alertou em Mateus 6:33 que a prioridade do discípulo deve estar muito além das coisas deste mundo. A prioridade deve ser viver como cidadão do reino de Deus, em justiça e santidade. O problema é que ouvimos o “canto da sereia” deste mundo e não queremos acordar da ilusão que isto traz.
O amor derramado no coração do crente pela obra do Espírito Santo (Rm. 5:5) deve ser direcionado verticalmente (amar a Deus) e horizontalmente (amar ao próximo), de acordo com Mateus 22: 37-39. Não deve sobrar espaço em nosso viver para amar os atrativos deste mundo em trevas. A graça de Deus é suficiente e superior, para que possamos caminhar de modo agradável ao Senhor enquanto estivermos neste mundo.

2 - OS ATRATIVOS DO MUNDO POSSUEM UMA ADMIRÁVEL LEGITIMIDADE (Vs. 16)
É uma ilusão pensarmos que os atrativos do mundo possuem uma origem legítima. Todos os aspectos enganosos destes atrativos (concupiscência dos olhos e da carne; soberba da vida) são de origem mundana. Deus criou o mundo natural com todas as perfeições, mas não este século pervertido é fruto do pecado que arruinou todas as coisas. Deus não é o autor do pecado e de nenhum atrativo que escravize ainda mais o homem. A ideia de que as coisas deste mundo existem para ser usufruídas porque possuem uma procedência legítima, é totalmente inaceitável do ponto de vista bíblico.
Mercadorias contrabandeadas não podem ser comercializadas livremente porque não pagaram os impostos para entrar no Brasil. Muitos consumidores são diariamente enganados ao comprar “gato por lebre”. Muitos compram mercadoria supostamente original de fábrica, mas na verdade são produtos de contrabando – de origem ilícita. Há uns anos atrás alguns edifícios vieram abaixo porque foram construídos com areia de praia – material ilegítimo para a construção civil.
O cristão precisa estar atento aos apelos incansáveis deste mundo que tenta vender uma imagem legítima. As ofertas são muitas e a propaganda enganosa sempre enfatiza que Deus planejou que o homem usufruísse (sem “tabus”) o que este mundo tem a oferecer. O problema é que o pecado se disfarça com tonalidades agradáveis aos olhos. Por causa disso, muitos cristãos estão aderindo às tendências mundanas e ainda tentam encontrar apoio nas Escrituras para tais práticas pecaminosas. Em nome da supervalorização do amor mútuo em prejuízo da verdade bíblica, muitos pecados já se tornaram aceitáveis nos círculos evangélicos. Desta forma, alguns versículos fora do contexto são utilizados para apresentar uma origem legítima de pontos de vista equivocados. Nas vitrines da pós-modernidade tudo pode ser negociado com o cartão de crédito chamado cristianismo. A psicologia há muito tempo vem tentando usar uma roupagem bíblica para atrair a atenção – e tem conseguido iludir muitos cristãos com suas afirmações baseadas na auto-estima e na ausência de culpabilidade do homem. A origem ilegítima da psicologia e suas co-irmãs atestam a futilidade de tais pensamentos.
Que possamos cultivar em nossas mentes a sensibilidade necessária para evitar qualquer suposta legitimidade dos atrativos fúteis deste século em trevas. Somente a Palavra de Deus nos oferece os recursos para julgar sabiamente o que procede de Deus e o que procede deste mundo.

3 - OS ATRATIVOS DO MUNDO POSSUEM UMA ADMIRÁVEL DURABILIDADE (Vs. 17)
O mundo e seus atrativos passam rapidamente. Nada neste mundo pecaminoso ultrapassará os portões da eternidade. Os leitores do apóstolo João precisavam ser alertados sobre este fato para que não ficassem iludidos até o fim de suas vidas. Há neste versículo um lembrete solene sobre a pouca durabilidade das coisas deste mundo. João exorta-nos a não depositar nossas esperanças em falsidades passageiras. Quem permanece eternamente é aquele que faz a vontade de Deus – priorizando o querer de Deus em todos os aspectos da vida.
Os remédios possuem um prazo de validade – e quem se aventura a tomar após o prazo sofre terríveis consequências. Muitos remédios são jogados fora anualmente porque expiraram a validade. O cristão precisa entender que os atrativos deste mundo também possuem um prazo de validade. E não adianta teimar que é possível esticar este prazo de validade, porque os prejuízos serão incalculáveis. Nenhum remédio servirá ao seu propósito medicinal estando com prazo de validade vencido.
Será que nós já conseguimos detectar o quão passageiro este mundo é? Será que já estamos plenamente conscientes da pouca durabilidade das coisas deste mundo? O cristão precisa viver com os olhos espirituais bem abertos para enxergar que o mundo passa rapidamente e por isso mesmo não é merecedor da glória que tanto recebe.
O cristão não deve estar conformado (no mesmo molde) com este mundo, mas deve investir suas maiores energias em renovar a mente para experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus (Romanos 12:2). Um dos sinais de conformidade é pensar que os atrativos deste mundo possuem um grau de durabilidade elevado.
É comum ver pessoas planejando com enorme expectativa a sua aposentadoria, para aproveitar ao máximo a “melhor idade” viajando e conhecendo lugares maravilhosos. Mas ninguém quer viver os últimos dias de sua vida acumulando tesouros eternos onde a traça não corrói e nem o ladrão escava ou rouba. É um sinal de que o foco do viver não é de forma nenhuma a glória de Deus.
Como você espera viver os seus últimos dias? Desejará sombra e água fresca ou terá planos de se dedicar incansavelmente na obra do Senhor, na qual nenhum trabalho será em vão? Que possamos encarar com honestidade os atrativos deste mundo em pecado, que são totalmente passageiros e fúteis. Vamos valorizar o que é eterno e buscar agradar a Deus com nossas atitudes de servos, acumulando tesouros nos céus.

MARCOS AURÉLIO DE MELO
AULA DE HOMILÉTICA

Nenhum comentário: