sábado, 6 de setembro de 2014

O valor dos bons conselhos

O livro de provérbios por si mesmo é um livro de conselhos. Através de provérbios e ditos, o sábio Salomão traz à tona vários ensinos verdadeiros e úteis para o nosso viver diário. Conselhos são sempre bons, mas somente os bons conselhos. Por isso é importante que você procure se aconselhar com pessoas que podem oferecer palavras verdadeiras e sábias. Mas de antemão já posso garantir que não existe um bom conselho que esteja fora do padrão de ensino das Escrituras.

  • “O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos.” (Pv. 12:15)
  • “Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança.” (Pv. 11:14)

Na Bíblia existe uma história que relata o péssimo conselho dado por um homem chamado Jonadabe. Ele orientou o jovem Amnon a extravasar sua paixão sexual e dormir com a própria meia-irmã. Esta história terrível está registrada no livro 2 Samuel 13.1-22. A Bíblia diz que Jonadabe era homem muito sagaz. A palavra “sagacidade” significa: uma astúcia enganosa ou fraudulenta; esperteza movida por interesses mesquinhos. Amnon foi tomar conselhos com alguém que “não era flor que se cheire.” Jonadabe não era uma pessoa piedosa ou temente a Deus. Seu conselho foi mais um incentivo ao pecado e não tinha nada de proveitoso. Ele sugeriu que Amnom usasse artifícios pecaminosos (mentiras, fingimento, engano) para conseguir o que tanto desejava.

Nem sempre uma pessoa que se interessa em nos ajudar tem o conselho correto. Na luta contra o pecado, boas intenções não são suficientes. Muitas filosofias e pensamentos humanistas invadiram as igrejas como uma enxurrada. Por isso é fundamental buscar o conselho de pessoas piedosas que podem oferecer soluções bíblicas. A Bíblia considera uma enorme insensatez não buscar conselhos, mas é fundamental que os conselheiros sejam homens ou mulheres tementes a Deus. A. W. Tozer nos adverte: “Nunca ouça um homem que não ouve a Deus.” Se seguirmos tal advertência evitaremos muitas dores de cabeça.

Deus utiliza os seus servos para aconselhar sabiamente. Aqueles que possuem o dom de exortação são os mais capacitados para esta tarefa, porém todo crente piedoso pode ser um instrumento na edificação de alguém que precisa de conselhos. É um ministério que exige profunda submissão “ao que Deus diz” e não “ao que eu acho”, por isso somente pessoas submissas à autoridade bíblica podem oferecer a ajuda correta através do aconselhamento.

De quem você tem buscado conselhos? Não busque o conselho de pessoas que desprezam os princípios bíblicos e se baseiam nas filosofias humanas. É importante ter amigos piedosos nos quais podemos confiar quando necessitamos de conselho. Mas não podemos confiar em pessoas que falam coisas agradáveis apenas para nos agradar. Nunca dê crédito aos conselheiros que concordam com o pecado. Aqueles que verdadeiramente nos amam devem falar a verdade e nos alertar sobre os perigos do pecado que sempre nos assedia.

Nenhum comentário: