sábado, 6 de setembro de 2014

A IGREJA TRIUNFANTE

É preciso fazer uma clara diferenciação entre igreja triunfante e igreja triunfalista. Vivemos numa época de muito triunfalismo e de muita algazarra espiritual fantasiada com rótulo evangélico. A igreja não aprendeu os princípios que devem reger um viver triunfante, que em muito se distancia do que tem sido visto e ouvido na maioria dos púlpitos evangélicos mundo afora.

A igreja triunfante é aquela formada por remidos que, a despeito das adversidades e provações que atravessam, conseguem confiar em Deus resolutamente e admitem que a glória da vida cristã está na vitória diária sobre o pecado com o auxílio dos meios de graça disponibilizados pelo Senhor. A igreja triunfante triunfa somente pelos méritos de Cristo, nunca deve ser enfatizada a ênfase em mérito pessoal nas vitórias conseguidas.

A igreja triunfalista é aquela formada por pessoas interesseiras que, em meio às dificuldades que atravessam, querem determinar que Deus atenda seus desejos humanistas e nunca estão dispostas a reconhecer o perigo de um viver centrado nos prazeres deste mundo (riquezas, prosperidade, saúde e afeições terreais). A igreja triunfalista aprecia o poder exercido pela fé, a ênfase está sempre nos méritos de quem exercita a fé. Se não há cura, é falta de fé; se não há prosperidade é falta de fé. Nas grande maioria das letras de músicas triunfalistas, há um exagero egocentralizado na fé exercida por alguém que busca ser abençoado por Deus.

O tom de vitória em toda a Bíblia é bem claro. Deus comprou um povo para Si mediante o sacrifício do Seu Filho unigênito, e por meio da redenção garantiu a vitória sobre a morte e sobre o domínio do pecado. Portanto, enquanto estamos neste mundo precisamos dar evidências de um viver triunfante e de um cristianismo abundante que reflete a glória de Cristo.

1) UM PROGRESSO EFETIVO NA BATALHA CONTRA O PECADO
Orgulho, ira, maledicência, murmuração: já lidamos com estes pecados adequadamente? Se colocarmos para debaixo do tapete o que deve ser tratado em nosso viver, a nossa vida se parecerá muito mais com um círculo vicioso do que com uma subida progressiva. O pecado sempre nos assediará neste mundo, mas precisamos triunfar diariamente sobre o que nos impede de avançar em direção a um compromisso maior com o Senhor.

2) UM PROGRESSO EFETIVO NO INTERESSE POR VALORES CELESTES
Todos nós temos planos, metas e sonhos. Alguns já sabem que profissão seguir, que rumo tomar na vida, e usam o cristianismo apenas como um apêndice, como se fosse um acessório que se coloca geralmente nos fins de semana. Quando os nossos interesses são consumidos por valores terrenos, toda a nossa saúde espiritual fica seriamente comprometida, e não há nenhum triunfo a ser comemorado. Se almejamos de fato a um compromisso maior com Cristo, precisamos desistir de construir impérios que colocam em evidência o nosso orgulho e ambição pessoais.

3) UM PROGRESSO EFETIVO NO FORTALECIMENTO DAS CONVICÇÕES
Um cristão sem convicções é um difamador do Senhor. Alguém que é levado para todo lado, sem estabilidade nenhuma diante dos fatos tristes e difíceis desta vida, atesta sua fragilidade como discípulo do Mestre. Precisamos ser conduzidos e mantidos de pé pelas convicções bíblicas. Somente as convicções que encontram base nas Escrituras podem nos sustentar quando as tempestades vierem sobre nós. Não podemos falar em triunfo na vida cristã se não estamos dispostos a fortalecer nossas convicções diariamente, quebrando uma série de obstáculos que nós mesmos construímos.

Nenhum comentário: