sábado, 13 de setembro de 2014

Prestando um culto espiritual

A cidade de Corinto localizava-se numa zona portuária, o que era garantia de prosperidade comercial. Era um ponto de parada natural na rota de Roma para o Oriente, e o lugar onde se encontravam várias rotas do comércio. Havia uma efervescência cultural por conta dos vários povos que por ali transitavam ou fixavam residência. Era a capital da província romana da Acaia.

Leon Morris comenta: “...era um lugar muito cosmopolita. Era uma cidade importante. Era intelectualmente viva. Era materialmente próspera. Era moralmente corrupta. Os seus habitantes eram pronunciadamente propensos a satisfazer os seus desejos.” O verbo corintianizar tomou o sentido de aproveitar desenfreadamente os prazeres da vida.

Paulo iniciou o seu trabalho missionário em Corinto pregando aos judeus e gentios que haviam na cidade (conf. Atos 18). Deus tinha os Seus eleitos naquele lugar conhecido mundialmente como promíscuo e cheio de luxúria. A igreja que nasceu em Corinto ficou sob a liderança de Apolo, mas os irmãos de Corinto significavam muito para Paulo: ele escreve que era pai espiritual deles em Cristo Jesus mediante o evangelho (4:15). A ênfase de Paulo em suas cartas àquela igreja está relacionada principalmente com o uso dos dons espirituais, com a conduta moral do cristão e com o culto que deve ser prestado a Deus.

O CULTO CRISTÃO DEVE SER REGULADO POR PRINCÍPIOS TEOLÓGICOS BASEADOS NAS ESCRITURAS:

1) Decência (o nosso Deus é santo e Sua santidade não deve ser profanada)

A forma como eu e você nos apresentamos para cultuar precisa ser levada em conta. Decência e reverência devem permear todas as nossas atitudes enquanto adoradores. O grande problema é que hoje não há mais a percepção sobre quem é o Deus revelado nas Escrituras, e por conta de uma visão pequena de Deus, o culto se transforma num espetáculo antropocêntrico. Obviamente, a santidade em nossos pensamentos reflete-se imediatamente na forma como adoramos a Deus.

2) Ordem (a bagunça, a bizarrice e as abstrações não devem ter lugar no culto)

Muito do que se vê atualmente na maioria das igrejas evangélicas é uma coleção de cenas que beiram o ridículo. A ordem é fruto do senso de reverência, e portanto, indica claramente como anda a saúde de nossa alma. Esta ordem precisa ser evidente na pregação (proclamação) das verdades bíblicas. Muitos pastores já abandonaram até o texto bíblico e se refugiam apenas em conceitos psicológicos ou mesmo em historietas sem sentido, cujo propósito é somente aliciar ouvintes e não desafiar pecadores a um compromisso efetivo com o Senhor.

3) Edificação (toda prática nociva ao fortalecimento da igreja não deve ser adotada)

A igreja é um corpo, e como corpo, cada membro deve servir de suporte e edificação para o outro. Como membros de uma igreja é fundamental que nossas ações busquem sempre o melhor para o nosso irmão, considerando que o exercício dos dons espirituais deve sempre objetivar o fortalecimento de outros membros. Não podemos viver de modo egoísta querendo apenas ser servidos, uma vez que o nosso Senhor viveu como servo dando-nos o exemplo.

Nenhum comentário: