sábado, 7 de junho de 2014

Não viva uma mentira

Desde que nascemos temos a tendência a mentir e enganar as pessoas ao nosso redor para obter alguma vantagem. A mentira está presente nas mais diversas situações: desde a criancinha que mente para o pai para não ser punida, até o adulto que engana outros ou a si mesmo para não passar por algum sofrimento. Muitas pessoas já se acostumaram tanto com a mentira que os relacionamentos amorosos e de amizade são totalmente falsos, os passos na vida são tortuosos e cheios de engano. A mentira em vários momentos é contada para não trazer danos ao mentiroso, e por isso ela tem um poder viciante.

O maior mentiroso que existe é o Pai da mentira, o próprio Diabo. Ele sabe construir armadilhas enganosas para desviar o homem do rumo certo. Foi assim lá no jardim do Éden quando ele tentou Eva. Inicialmente, ele distorceu as palavras de Deus e acrescentou a sua própria versão dos fatos. Ou seja, ele mentiu de maneira sutil para Eva, e ela prontamente aceitou aquela proposta de comer do fruto da árvore que Deus claramente tinha proibido.

Os cristãos, entretanto, devem viver na verdade, pois Deus condena com rigor a mentira. No livro de Provérbios há várias advertências sérias contra a mentira. Vamos ver alguns textos:

“A falsa testemunha não ficará impune, e o que profere mentiras não escapará.” (Pv 19:5)

“A testemunha verdadeira não mente, mas a falsa se desboca em mentiras.” (Pv 14:5)

“O justo aborrece a palavra de mentira, mas o perverso faz vergonha e se desonra.” (Pv 13:5)

O crente precisa ser conhecido pela firmeza da sua palavra: O SIM deve ter valor de SIM, e o NÃO deve ter valor de NÃO. A mentira é extremamente perniciosa para os relacionamentos, e provoca inúmeras dificuldades, aflições, desunião e tristeza dentro da igreja.

Sair espalhando mentiras é anticristão e uma atitude totalmente reprovada por Deus. Mas eu gostaria de lembrar que acreditar em mentiras é perigoso da mesma forma. Portanto, devemos julgar todas as coisas que ouvimos à luz da verdade da Palavra de Deus. Ele é o Deus que não pode mentir, que preza pela verdade em toda a Bíblia. Por isso, não creia em falsas promessas que muitos tem feito por aí, prometendo que o crente não vai passar por doença, dificuldades ou provações. Os falsos pregadores, que espalham mentiras e dizem o que Deus nunca disse, certamente sofrerão as consequências de terem enganado tantas pessoas.

Portanto, precisamos evitar então os dois extremos: falar mentiras desonra a Deus tanto quanto acreditar em falsos ensinos que não batem com as Escrituras. Deus requer dos Seus filhos que se comuniquem com base na verdade e que sejam criteriosos com tudo o que lhes chega aos ouvidos.

Nenhum comentário: