terça-feira, 10 de junho de 2014

O anseio mais profundo

O anseio mais profundo do coração humano é conhecer e apre­ciar a glória de Deus. Fomos feitos com essa finalidade. Diz o Senhor Deus: “... De longe tragam os meus filhos, e dos confins da terra as minhas filhas [...] a quem criei para minha glória...” (Is 43.6,7; grifo do autor). Para vê-la, para prová-la e para procla­má-la — é por isso que existimos. As insondáveis e incalculáveis extensões do Universo criado por Deus não passam de uma ale­goria acerca das inesgotáveis "riquezas de sua glória" (Rm 9.23). O olho físico deve dizer ao olho espiritual: ‘Não a este, mas ao Criador deste, é o desejo de tua alma’. Paulo disse: “... e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (Rm 5.2). Ou, mais precisamente, ele disse que Deus nos “preparou de antemão para glória” (Rm 9.23). E por isso que fomos criados — para que Deus pudesse “tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia” (Rm 9.23).

Cada coração humano anseia por isso. Mas nós reprimimos e desprezamos “o conhecimento de Deus” (Rm 1.28). Por conse­guinte, toda a criação está em desordem. O exemplo mais visível disto na Bíblia é a desordem de nossa vida sexual. Paulo diz que trocar a glória de Deus por outras coisas é a principal causa da desordem homossexual (e heterossexual) de nossos relacionamen­tos. “... Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. [...] os homens também abando­naram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros” (Rm 1.26,27). Se trocarmos a glória de Deus por coisas banais, ele nos abandonará a uma vida de depra­vação — que espelhará, em nossa miséria, a derradeira traição.

A questão principal é esta: Fomos criados para conhecer e valorizar a glória de Deus acima de todas as coisas; e quando trocamos esse tesouro por imagens, tudo fica em desordem. O sol da glória de Deus foi feito para brilhar no centro do sistema solar de nossa alma. E quando ele brilha, todos os planetas de nossa vida giram corretamente em torno de sua órbita. Mas quando o sol muda de lugar, todas as outras coisas se desorganizam. A cura da alma começa quando a glória de Deus volta a ocupar o seu lugar no centro, cujo resplendor atrai tudo para si.


Autor:
John Piper

Nenhum comentário: