terça-feira, 24 de junho de 2014

Evidências da salvação

Os homens precisam ser salvos de si mesmos; precisam ser salvos dos hábitos que se transformaram em suas correntes; precisam ser salvos de suas tentações; precisam ser salvos do temor e das ansiedades; precisam ser salvos de seus próprios desatinos e erros.

Barclay, em seu Comentário sobre 1 João.


Salvação implica necessariamente em mudança de vida e de postura. A operação sobrenatural do Santo Espírito que regenera o homem e transforma o seu coração, por meio da graça, traz consigo mudanças cruciais. Não existe um só salvo que não tenha vida diferente. Do contrário, podemos afirmar sem sombra de dúvidas, nunca houve salvação com base no sacrifício expiatório de Cristo Jesus.

A Bíblia como um todo enfatiza o lado prático da salvação, visível por todos que nos rodeiam. Os nossos amigos, familiares, colegas de trabalho ou irmãos da mesma igreja devem enxergar em nós o que Cristo transformou. Não podemos ficar inertes no progresso cristão, escondidos em nossas desculpas medíocres, pensando que a salvação está garantida e carimbada, mesmo que faltem evidências de posturas condizentes com o nome e a glória de Cristo. Um viver de fachada, para "inglês ver", certamente nos levará a um céu de fachada. Mas quando há coerência e virtudes autênticas na vida de alguém que deseja espelhar a imagem de Cristo, o seu testemunho é notório e digno de consideração.

O evangelicalismo moderno, com a ênfase em triunfalismo e prosperidade material, tem deixado de lado o que a Bíblia mais ensina para o viver do cristão, que é a necessidade de santificação contínua e progressiva. Vivemos uma época de falsos pressupostos, que enterram verdades primárias da fé cristã, em prol de um discurso motivacional vazio e sem efeitos duradouros na vida das pessoas. Envolvidos neste turbilhão de emocionalismo e humanismo, muitos tem sido iludidos pela pregação light que não desafia a um combate diário contra o pecado e contra o mundanismo.

Será que Cristo requisitou para Si discípulos que não evidenciam nenhum progresso em sua caminhada diária? Creio firmemente que não, pois aqueles que Ele verdadeiramente chamou serão santificados pelo poder da graça eterna que redimiu um povo para propriedade exclusiva do Senhor. Estes são promotores da verdade onde quer que andem, vivendo em honestidade e honrando a Cristo em todas as suas decisões, pois o seu objetivo é sempre satisfazer a ELE, Autor e Consumador da fé.

Nenhum comentário: