quarta-feira, 28 de maio de 2014

Um tributo à graça de Deus

A Igreja Batista Regular do Jardim Amazonas comemora em maio/2014 os seus 20 anos de existência. É uma data memorável. E é bom saber que ao longo dos anos esta igreja foi sustentada pela graça de Deus, sem a qual certamente não teríamos chegado até esta data. Precisamos olhar para o passado sem resquícios de um saudosismo melancólico, mas com o coração cheio de alegria por termos visto a poderosa ação de Deus ao longo da trajetória da nossa igreja.

Reconhecemos o papel singular que várias pessoas desempenharam no estabelecimento da igreja no início da década de 90, reconhecemos o empenho missionário para a construção deste templo, reconhecemos o suor despendido em labuta pelas ovelhas por líderes que por aqui passaram, reconhecemos o valor dos irmãos e irmãs que aqui exerceram ou exercem seus dons objetivando a glória de Deus: reconhecemos que tudo isso é fruto somente da boa mão do Senhor. Por isso, o foco deste pequeno texto é trazer-nos à memória um tributo à graça de Deus.

As primeiras reuniões nesta igreja aconteceram em chão batido, não havia piso, não havia bancos. Na minha lembrança ainda ecoam a melodia e letra de um pequeno cântico que era entoado: “Por mim morreu Jesus, cravado numa cruz, no monte do Calvário, por mim morreu Jesus.” De maneira simples, a mensagem do Evangelho de Cristo foi sendo proclamada e, pela graça do Pai, adultos e crianças daquela época entenderam o Evangelho e os frutos não demoraram a aparecer. É muito bom olhar ao redor e ver irmãos que iniciaram sua caminhada cristã nesta igreja e permanecem sendo conduzidos pelo Bom Pastor. Isto também merece ser recordado, e traz ao meu coração a certeza de quão gracioso Deus tem sido.

Com o passar do tempo, muitos daquela época abandonaram a corrida cristã, lembro disso com tristeza. Mas os que perseveraram servindo e seguindo a Cristo não fizeram isto por mérito próprio, foi também pela operação capacitadora da graça de Deus. O caminhar pela fé não é feito sem dependência constante de Cristo Jesus, afinal somente unidos à Videira verdadeira, é que permaneceremos no Seu amor. Por meio da Bíblia, entendemos que a mensagem do Evangelho não nos causa uma mera empolgação; o entendimento correto do Evangelho nos constrange a vivermos em conformidade com o que Deus requer dos Seus filhos, sempre com base na graça que nos salva e nos capacita.

Podemos lembrar-nos de irmãos queridos que já não andam mais conosco, porque partiram para habitar com Cristo, que os promoveu para o reino celestial. No plano eterno do Senhor, eles cumpriram o seu propósito no tempo em que permaneceram entre nós. O testemunho cristão, que resplandecia a verdade do Evangelho em suas vidas, permanece vivo em minha lembrança.

Dificuldades na jornada desta igreja também aconteceram, problemas internos e externos que de alguma forma se tornaram percalços no caminho. Mas o que continua vivo na minha memória, é a constância da graça de Deus em cuidar do Seu povo, mantendo-nos firmes na Palavra apesar das tempestades que vieram. É fato que igrejas perfeitas não existem, e membros perfeitos muito menos. Mas é o Senhor da igreja quem traz à tona o que precisa ser afinado com as Escrituras e confronta o Seu povo para fazer os ajustes necessários por meio da capacitação do Espírito. Com o ensino correto e com instrução bíblica, os membros experimentam crescimento em suas vidas e a igreja amadurece como Corpo. Isto também é evidência da maravilhosa graça de Deus.

O desenvolvimento saudável de um corpo é caracterizado pela adequação de cada membro ao propósito para o qual foi designado. Temos visto irmãos e irmãs ao longo destes anos se empenhando no uso de seus dons, para edificação de outros membros do corpo afim de que o corpo cresça ajustado e consolidado para o Senhor. No reino de Cristo, ninguém é autossuficiente a ponto de isolar-se do corpo, vivendo somente para si. A vida congregacional, mantida sob a verdade do Evangelho de Cristo, também é resultado da graça de Deus sobre o Seu povo.

E como fiéis soldados do Senhor não estamos aqui para combater em causa própria, estamos aqui para satisfazer Aquele que nos alistou e isto só é possível quando obedecemos na íntegra às Suas ordens. Louvamos a Deus por mais um ano que Ele nos concede como igreja, e agradecemos ao Senhor porque Ele nos capacitou por Sua maravilhosa graça a chegarmos até aqui, e certamente nos capacitará a cumprir o propósito para o qual fomos chamados. Alguns desafios se descortinam diante de nós, e por isso precisamos de coragem e firmeza. Portanto, “corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para Ele, o Autor e Consumador da nossa fé” (Hb. 12:2). Que Deus nos abençoe! E que continuemos sempre firmes e firmes e perseverantes como igreja, vivendo com o Senhor, pelo Senhor e para o Senhor.

Nenhum comentário: