sábado, 20 de abril de 2013

Vencendo o desânimo



O desânimo é uma das ciladas mais perigosas que pode enredar um filho de Deus. A tristeza mórbida é um perigo constante que ronda nossas mentes e corações. Quando estamos desanimados, vemo-nos como derrotados e achamos que tudo conspira contra nós. Infelizmente, muitos chegam ao ponto de questionar o cuidado amoroso de Deus em suas vidas e mergulham numa lama profunda de tristeza e melancolia. Por causa de expectativas frustradas, os sentimentos e emoções relacionados com o desânimo podem levar alguém para o fundo do poço. Mas existe esperança real para vencermos o desânimo.
Em Hebreus 11, o autor resume a vida de homens e mulheres dos quais o mundo não era digno. Seus exemplos servem como um claro incentivo para que nós também tenhamos a marca da perseverança. Hebreus 12:1-2 é um texto que ecoa palavras de ânimo: “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.”
Para corrermos com perseverança a carreira cristã, precisamos ter a mesma perspectiva de Deus sobre vida vitoriosa, que é diametralmente oposta à perspectiva humana. Na perspectiva do homem vida vitoriosa é sucesso financeiro, sucesso profissional e status na sociedade. O Senhor nos aponta que vida vitoriosa se relaciona com quem nós somos em Cristo Jesus, e por isso temos condições suficientes de perseverarmos com ânimo na corrida, olhando firmemente para o Autor e Consumador da nossa fé.
Quando o desânimo toma conta de nossa vida, passamos a desprezar a intimidade e o refúgio que só encontramos em Deus. Por causa disso, o salmista orou assim: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença” (Salmo 42:5). Davi sabia que se deixasse de esperar e depositar sua confiança em Deus, certamente ficaria abatido.
Com o auxílio do Senhor, precisamos diagnosticar com precisão o que traz desânimo ou o que nos entristece. Fatos e circunstâncias tristes certamente sobrevirão em algum momento de nossa vida, mas certamente podemos desfrutar da paz que excede todo entendimento e da alegria que vem somente do Senhor. Jesus dá aos discípulos um incentivo antes de sua partida que vale par nós também: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo. 16:33). O cristão que não valoriza esta rica promessa do Senhor colherá graves prejuízos espirituais em sua vida.
Observando a história de Paulo podemos concluir que ele não teve uma vida fácil. Mas Paulo não era alguém desanimado e melancólico. Ele escreveu aos coríntios o seguinte: “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas” (1 Cor. 4:16-18). Somente através de renovação, expectativa e percepção espirituais teremos condições de vencer o desânimo que muitas vezes nos deixa inertes na corrida cristã. Portanto, é fundamental que o nosso foco não esteja voltado para as circunstâncias ao redor, com o fim de evitarmos tropeços ao longo da corrida.


ESTUDO BÍBLICO - EBD DE JOVENS
IBR JARDIM AMAZONAS

Nenhum comentário: