quinta-feira, 26 de maio de 2011

Prestando atenção

TEXTO BÍBLICO: I JOÃO 3:1

O verbo traduzido em I Jo. 3:1 como "Vede". no grego é o verbo "eido" que significa: perceber, discernir, notar, descobrir, ver, prestar atenção, observar atentamente, examinar, inspecionar, saber a respeito, se interessar por algo. Esta palavra carrega um chamado a prestar atenção no que realmente tem valor.
Nós prestamos atenção em muitas coisas sem muito valor no dia-a-dia. É fato que muitos crentes estão vendidos ao mundo, com os olhos voltados para valores passageiros. Por isso Paulo escreveu aos Colossenses: "Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra (Cl. 3:2). Mas o maravilhoso amor de Deus deve despertar a atenção do filho de Deus a todo instante.
Creio que somente um legítimo filho de Deus pode ser despertado pela grandiosidade do amor de Deus. Criaturas ou filhos bastardos não possuem a capacidade espiritual para discernir com precisão quão grande e maravilhoso o amor de Deus é.

POR QUE O MARAVILHOSO AMOR DE DEUS DEVE DESPERTAR A ATENÇÃO DO FILHO DE DEUS?

1 - Porque o amor de Deus alcança pecadores indignos (vede que grande amor nos tem concedido...)
Veja a ligação desta pequena partícula "nos", com o versículo João 1:8, no qual João afirma que o pecado é um mal a ser combatido. A conversão não apaga a nossa natureza pecaminosa, mas o Espírito Santo nos capacita a vencer todo e qualquer pecado. Deus, que é totalmente Santo e exaltado, amou pecadores e derramou amor sobre nós. Em Romanos 5:8 está escrito: "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." A indignidade do pecador é destacada de Gênesis a Apocalipse o pecado é uma chaga que devora o homem e faz separação entre nós e Deus (Is. 59:1-2).
A Bíblia declara que nós éramos filhos da ira (Ef. 2:3), e inimigos de Deus (Rm. 5:10), e por isso a reconciliação foi necessária. Este fato é incontestável - Deus amou pecadores, e se não fosse este imenso amor de Deus qual seria a nossa condenação? Resposta: uma eternidade longe da comunhão com Ele. Mas o fato inconteste do imenso amor de Deus por pecadores não deve ser usado como "desculpa esfarrapada" para a permanência no pecado. Pelo contrário, o amor de Deus é tão grande que nos constrange a um viver digno desta maravilhosa dádiva. Obedeceremos a Deus porque Ele nos amou apesar da grave afronta do pecado.

2 - Porque o amor de Deus parte de Sua livre iniciativa (tem nos concedido, sermos chamados)
Os dois verbos aqui estão na voz passiva. Ou seja, os crentes recebem a ação do amor de Deus. Deus não viu méritos em nós e não enxergou qualidades dignas de aprovação. Ele só viu pecaminosidade e incapacidade. Mas Deus livremente agiu no resgate do homem pecador e tomou a iniciativa de nos adotar como filhos. Ele nos amou primeiro.
É importante destacar bem este fato: a salvação não parte do nosso amor por Deus; ela parte exclusivamente do amor de Deus por nós. Deus não nos ama, porque um dia declaramos nosso amor por Ele. Deus nos ama porque Ele resolveu nos amar (Veja I Jo. 4:19) e devemos nos prostrar em verdadeira adoração por isso. É necessário enfatizar a total incapacidade do homem de amar a Deus por iniciativa própria. Jesus diz que não foram os discípulos que o escolheram, mas Ele os escolheu, de forma livre e graciosa (Jo. 15:16). É Deus quem opera no coração do homem, derramando o Seu amor incondicional, a fim de trazer o homem para Si.

3 - Porque o amor de Deus proporciona ricas bênçãos (de fato, somos filhos de Deus)
A Bíblia é clara sobre o ensino da adoção/filiação. Nós fomos adotados na família de Deus, e fazemos parte de uma herança eterna que nos foi outorgada mediante Jesus Cristo (Ef. 1:5). O significado por trás destas palavras é bastante profundo. Muitas bênçãos nascem deste novo relacionamento que é estabelecido entre o homem e Deus (João 1:12) Nós recebemos o espírito adoção que nos proporciona chamar a Deus de Pai (Rm. 8: 14-17) e desfrutar da rica herança com Cristo. São vários os privilégios de pertencer à família de Deus: proteção, amparo constante, segurança, uma nova identidade, provisão, correção (que também é uma grande bênção), inúmeras promessas, auxílio do Santo Espírito, recursos para o crescimento, fortalecimento, alegrias, paz, contentamento, comunhão com outros irmãos, etc.
Muito se tem usado este termo de forma banal hoje em dia. Por se declararem filhos e filhas de Deus, várias pessoas começam a exigir direitos de posse. O grande problema é que não leram na Bíblia que direitos são legítimos, e quais os deveres de um filho de Deus. Os privilégios que nos foram outorgados mediante a filiação estão diretamente relacionados a diversas responsabilidades como filhos de Deus. Se você não tem dado a devida atenção ao imensurável amor de Deus, comece ainda hoje a considerar tais verdades. Toda atenção que prestamos a este assunto ainda é pouca, diante de tal grandeza.



MARCOS AURÉLIO DE MELO

BREVE MEDITAÇÃO BÍBLICA

Nenhum comentário: