terça-feira, 3 de maio de 2011

O cristão sadio

Muito se fala em saúde nos dias atuais. Basta ouvir o noticiário ou assistir televisão, que algum apresentador vai tratar sobre saúde bucal, saúde na terceira idade, saúde da mulher, saúde do homem, e por aí vai. Sem querer desmerecer a atenção com a saúde do nosso corpo, percebo que é necessário abordar um pouco sobre a saúde espiritual, que é a nossa real situação aos olhos do Senhor. Mas como podemos afirmar que um cristão está usufruindo de saúde espiritual? Ou seja, quais as características de um crente sadio?

Podemos afirmar que o cristão sadio percebe o "assédio do pecado" em sua vida e busca os recursos espirituais para não sucumbir. Apesar de saber que o pecado ainda habita em seu coração, o cristão sadio procura utilizar os meios de graça para evitar que seja enganado pelo pecado. Ele é alguém que faz exames regulares em sua vida, e, com base nos parâmetros das Escrituras, adota práticas que fortaleçam sua fé ainda mais. O cristão sadio está empenhado em correr com perseverança a carreira que lhe está proposta (Hb. 12:1) e então despoja-se diariamente de tudo aquilo que possa atrapalhar seu avanço. A perfeição não será obtida enquanto estiver neste mundo, mas o cristão saudável busca ser mais e mais parecido com Cristo a cada dia. Ele é disciplinado em sua jornada diária pois vislumbra o grande dia em que será conformado à perfeita imagem do Filho Unigênito de Deus.

Além disso, podemos afirmar também que o cristão sadio está sempre afinado com relacionamentos saudáveis. Seu propósito nos relacionamentos não é subtrair ou tirar vantagens. Ele quer somar na vida de outras pessoas e por isso dedica-se com afinco para não perder oportunidades preciosas de edificação e restauração. O cristão sadio segue o exemplo de Cristo e oferece o ombro amigo diante das dificuldades que alguém está passando. Seu campo de amizades não se restringe a um "gueto", pois Deus não faz acepção de pessoas. Mas por outro lado, é verdade também que a saúde espiritual do crente está em péssimas condições quando ele se assenta na roda dos escarnecedores que zombam de Deus e fica à vontade com isto. O cristão sadio vai cultivar amizades com pessoas com o objetivo de influenciá-las com a marca do Evangelho e não abrirá brechas para ser influenciado a cometer pecados contra o Senhor.

Outro fator característico de um cristão sadio é a necessidade que ele tem de cultivar a comunhão com o Senhor. O fato é que não basta ser um crente exemplar quando não existe nenhuma raiz que esteja nutrindo a vida. É por isso que um cristão sadio reconhece sua carência e busca depender de Deus por meio da oração e devocional pessoal. Ele sabe que o amadurecimente não acontece automaticamente e que é necessário nutrir um profundo amor por Deus, pois somente esta relação de intimidade produz o verdadeiro vigor. Desta forma o cristão sadio não negligencia momentos em que suas afeições por Deus são solidificadas ainda mais. Como bem escreveu C. S. Lewis: "A saúde espiritual de um homem é exatamente proporcional ao seu amor por Deus."


MARCOS AURÉLIO DE MELO

Um comentário:

Núcleo de Jovens disse...

Blog glorifico esse parabéns. http://nucleodjovens.blogspot.com/