segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sinceridade é suficiente?

É muito comum ouvir pessoas afirmarem que para ter a salvação eterna o que importa é a sinceridade no coração. De acordo com esta ideia, o que vale mesmo é ter um coração sincero, independentemente da religião ou de qual o estilo de vida de alguém. Mas o que a Bíblia tem a nos dizer sobre isso? Será verdade que ter um coração sincero é o fator determinante para a salvação eterna?
A Bíblia nos mostra que não é a doutrina a qual abraçamos, nem o conjunto de práticas religiosas que possamos seguir fielmente, nem uma vida irrepreensível aos olhos dos outros que pode nos salvar. Muitas pessoas fazem caridade e doações para os pobres com o coração sincero. Mas o que a Bíblia ensina? Em Isaías 64:6 aprendemos que, por mais sinceras que sejam estas atitudes, diante de Deus as nossas justiças e boas obras são consideradas como trapos de imundícia, isto é, sem valor nenhum.
Quando Jesus realizava seu ministério ensinando os seus discípulos um jovem rico veio procurá-lo. Este jovem tinha qualidades morais excepcionais e um comportamento irretocável. Ele nunca tinha feito mal a ninguém e guardava os mandamentos de Deus desde a sua juventude, com toda sinceridade no coração. Este jovem perguntou ao Senhor Jesus: “Que farei para herdar a vida eterna?” Apesar de fazer boas obras, e seguir os mandamentos da Lei de Moisés, Ele gostaria de ouvir a resposta de Cristo sobre este assunto. Mas Jesus desafiou aquele rapaz a vender tudo o que tinha para seguir a Cristo. Diz a Bíblia que aquele jovem saiu triste para sua casa, porque era dono de muitas propriedades. Ele não queria abrir mão do seu conforto para seguir a Jesus.
Observem comigo: sua vida exterior era perfeita e suas atitudes eram sinceras, mas escondia um coração ainda escravizado pelas riquezas. O deus que aquele jovem dizia seguir com sinceridade na verdade era uma ilusão. E ainda é assim hoje. Conheço várias pessoas que possuem sinceridade e mostram muita integridade em suas ações, mas suas vidas ainda não pertencem a Cristo e não querem segui-lo de todo coração. Preferem usar a capa da religião e das boas obras para não ter que assumir um compromisso verdadeiro com o Senhor Jesus. Se você, meu caro leitor, pensa e age desta forma, eu quero dizer: sua sinceridade não vai aproximá-lo de Deus. Na verdade, esta sinceridade em ser religioso vai afastá-lo do verdadeiro arrependimento por meio da fé em Cristo, como afastou os fariseus da época de Jesus.
Concluindo, a simples sinceridade de coração não vai salvar ninguém, pois todos pecaram e não podem agradar a Deus. É por isso que todos nós precisamos de um Salvador pessoal que é Cristo Jesus, que “veio ao mundo, para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15), pois “em nenhum outro nome há salvação, porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12).



MARCOS AURELIO DE MELO
MEDITAÇÃO PARA PROGRAMA DE RÁDIO

Nenhum comentário: