segunda-feira, 11 de abril de 2011

Jesus foi duro com os religiosos

Por que Jesus muitas vezes foi duro com os religiosos da sua época? Se você já prestou atenção em alguns textos dos Evangelhos, em várias ocasiões Jesus se dirigiu aos religiosos (fariseus e saduceus) com muita firmeza. Mesmo sendo homens respeitados pela sociedade, Jesus não deixou de criticar severamente os fariseus. Mas porque Jesus foi duro ao confrontar os religiosos da sua época?

Jesus foi duro ao tratar com os religiosos de sua época porque eles fingiam o que na verdade não eram. Estas pessoas eram verdadeiros atores. A Bíblia nos diz em Lucas 12:1 que Jesus faz uma advertência: “Tenham muito cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia”. A palavra hipocrisia significa exatamente isso: atuar numa peça de teatro como um ator. Os fariseus agiam assim. Por fora demonstravam atitudes de caridade, davam esmolas, faziam penitências, jejuavam e contribuíam com o dízimo. Mas na verdade, era tudo encenação. Jesus conhecia o coração daqueles homens, e não percebia nenhuma sinceridade nestas atitudes. Era apenas um comportamento exterior para ganhar a aprovação das pessoas em redor. Por isso, Jesus não deixou de confrontar esta hipocrisia dos fariseus e foi duro com eles. Diante do Senhor, o que importa é um coração sincero que obedece por amar a Deus, e não para ganhar aplausos das pessoas.

Jesus também foi duro ao tratar com os religiosos de sua época porque eles criavam várias regras e leis que Deus não estabeleceu. Os fariseus tinham uma lista de “pode e não pode, deve e não deve”, e guardavam tradições humanas que não tinham valor nenhum diante de Deus. Estes homens davam tanto valor às tradições humanas que as pessoas que não obedeciam as suas regras eram consideradas imundas. Jesus não tolerava esta lista de regras externas e mostrou que o problema dos fariseus era interno: “Vós, fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de maldade e falsidade” (Lc. 11:39). Jesus foi duro com os religiosos porque eles criavam falsas ilusões de obediência por meio da deturpação das Escrituras.

Ainda existem muitos religiosos hoje que se comportam como os fariseus. Eu mesmo conheço pessoas que criaram várias regras na sua vida para tentar agradar a Deus do seu jeito. Pessoas que seguem a tradição dos seus pais e dizem que vão morrer seguindo esta tradição religiosa. Mas, assim como Jesus foi duro com os fariseus, eu posso afirmar que Jesus não aceita este tipo de atitude.

Se você está agarrado com a sua religião e não quer soltar suas tradições de jeito nenhum, quero fazer-lhe um alerta: Jesus mostrou que é inútil ter uma lista de regras e um comportamento externo admirável, sem uma mudança no coração. E esta mudança interior só acontece por meio do novo nascimento, quando você reconhece que sozinho não consegue agradar a Deus e precisa de Cristo como seu único Salvador e Senhor da sua vida.


MARCOS AURÉLIO DE MELO

MEDITAÇÃO PARA PROGRAMA DE RÁDIO

Nenhum comentário: