quinta-feira, 7 de abril de 2011

A supremacia do plano divino

Nesta postagem apresento um breve esboço homilético baseado em Rm. 11:34-35. As ideias presentes neste trecho bíblico evidenciam a supremacia do plano traçado por Deus desde a eternidade para resgatar o pecador.

Texto-Bíblico: ROMANOS 11: 34-35


Observando-se o contexto, Paulo está profundamente admirado com os juízos e os caminhos de Deus com relação ao plano de salvação. O apóstolo Paulo conclui este capítulo em tom de adoração, reconhecendo que propósitos de Deus na salvação estão além da capacidade de entendimento humano. Deus mostrou a sua misericórdia de uma forma que sobrepuja todas as faculdades do homem, e para glorificar a Sua infinita sabedoria no plano de resgate efetuado em favor do pecador.


“Os propósitos do Senhor na salvação sobrepujam a capacidade do homem”

Por quê?
Por 3 MOTIVOS:

1 - Porque o homem não é capaz de saber a intenção do Senhor (vs. 34a)

"quem conheceu a mente do Senhor?"
(o homem não pode distinguir o alcance da soberania de Deus na salvação. Os pensamentos do Senhor não são e nunca serão os nossos pensamentos; não há ninguém capaz de sondar o que o Senhor intenciona fazer ou quem Ele intenciona salvar)

2 - Porque o homem não é capaz de fornecer instrução ao Senhor (vs. 34b)
"quem foi o seu conselheiro?”

(o homem não pode estipular de que maneira a salvação será outorgada, ou que parâmetros devem ser utilizados por Deus. O Senhor já estabeleceu o seu plano salvífico, ao enviar Cristo Jesus para morrer no Calvário em favor do pecador. Este é o único meio de acesso a Deus)

3 - Porque o homem não é capaz de preceder a iniciativa do Senhor (vs. 35)
"quem primeiro deu a Ele para que lhe seja restituído/recompensado?"

(o homem não pode dar o pontapé inicial na ação salvadora de Deus em seu favor, pois está morto em seus delitos e pecados. As boas obras não despertam a iniciativa divina em redimir o homem, porque elas também estão totalmente manchadas pelo pecado)

MARCOS AURÉLIO DE MELO
ESTUDOS EM ROMANOS

Nenhum comentário: