domingo, 16 de maio de 2010

Orações não respondidas

Todos aqueles que confiam em Deus sabem que devem investir tempo em oração. Mas podem surgir situações conflitantes que nos angustiam. Então, por que será que algumas orações de um crente ficam sem resposta, se Deus nos ama verdadeiramente? Como podemos explicar o fato de que muitas orações não são respondidas, sabendo que Deus tem um cuidado especial por nós?

A própria pergunta nos ajuda na explicação. Verdadeiramente, Deus nos ama com amor tão grande que O levou a entregar o Seu próprio Filho para morrer na cruz do Calvário. Sabemos que este amor de Deus é imenso e não pode ser comparado. E justamente por causa deste amor tão grande, Ele também não responde muitas de nossas orações como nós queremos. O amor de Deus por nós é pessoal. Ele sabe cada uma de nossas reais necessidades, e por isso muitas vezes Ele não nos responde orações conforme nós achamos melhor. A Bíblia nos diz que devemos orar conforme a Vontade de Deus, suplicando ao Senhor sem motivos arrogantes ou pecaminosos. Nós somos servos que dependemos a cada dia da Sua mão poderosa, e por isso não temos o direito de exigir nada. Nós devemos reconhecer que nossas orações muitas vezes são motivadas por sentimentos ou por falsas conclusões. Então, Deus não nos responde estas orações porque Ele sabe realmente o que é o melhor para cada um dos seus filhos. Em Tiago 4:3, lemos o seguinte: “pedi, e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.” Deus não vai nos conceder algo que traga conseqüências pecaminosas para as nossas vidas.

Precisamos aprender a orar como convém, isto é, na dependência do Espírito Santo, que nos ensina qual a real vontade de Deus e o que agrada ao Senhor, como Paulo escreveu em Romanos capítulo 8. Se você é verdadeiramente um filho de Deus, não fique angustiado com orações muitas vezes não respondidas. Saiba que o amor de Deus por Seus filhos é muito grande, mas o amor de Deus não é um amor irresponsável. Pelo contrário, o amor de Deus é justo, santo e bom.

E para você que não é crente, salvo e resgatado pelo sangue de Cristo, eu gostaria de dizer algo muito importante. O amor de Deus derramado sobre os Seus filhos é um fato que a Bíblia garante. A pergunta que eu faço a você é a seguinte: você é verdadeiramente um filho de Deus? Se ainda rejeita o Senhor Jesus Cristo, você está comprovando que não pertence à família do Pai. Em João 1:12, está escrito: “Mas a todos quantos O receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus.” Então para ter um relacionamento com Deus, você precisa receber e não rejeitar o Senhor Jesus como Salvador e Senhor. Somente assim, você poderá entregar suas orações diante de Deus, que sabe a melhor resposta para os Seus filhos verdadeiros. Pense nisso nesta tarde.


Marcos Aurélio de Melo
Breve meditação

Nenhum comentário: