quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Justiça de Deus

Ana foi muitas vezes ridicularizada por Penina por causa de sua infertilidade. Mas ela confiou na justiça soberana do Senhor como âncora de sua alma. Ele dependeu exclusivamente da justiça que vem do Senhor, e não agiu precipitadamente. Por isso ela agora tinha motivos de sobra para exaltar a sabedoria de Deus ao fazer justiça. Ana reconheceu que é o Senhor quem julga os atos dos homens (tradução NVI).

É fundamental que o crente tenha uma visão correta sobre a justiça de Deus. Deus nunca falha na aplicação da Sua justiça. Deus não erra quando pesa todos os feitos na balança e emite o Seu juízo. Deus não deixou o mundo desgovernado e aleatório – Ele fará justiça por tudo o que se passa aqui. Muitas vezes nos deixamos levar por pensamentos antibíblicos que tentam reduzir o controle soberano de Deus sobre tudo. Como bons despenseiros do Senhor, devemos entender que Deus não erra quando nos requisita ou nos concede algo. Ele é fiel e justo em todos os seus caminhos para todo o sempre.

Deus não escreve certo por linhas tortas. Poderíamos mudar este dito popular para se tornar coerente: Deus escreve certo e nós enxergamos torto. Nossa visão distorcida pelo pecado sempre desconfia do método de Deus e por isso não distinguimos claramente que a Sua Justiça é perfeita.
Quando perdemos algo de precioso sempre somos tentados a desconfiar da ação de Deus. É por isso que nós, como bons despenseiros e mordomos, precisamos afinar nosso diapasão com a sabedoria de Deus revelada na Sua Palavra. Davi declarou “Justo és Senhor, e retos os teus juízos.” (Sl. 119:137).

O nosso dever como bons despenseiros é administrar com eficácia o que Deus tem nos confiado. Para isso precisamos enxergar com clareza a justiça do Senhor que não falha. Seremos muito mais desprendidos com o que temos entendendo que Deus não erra nem um segundo sequer ao lidar conosco, mesmo que aparentemente estejamos perdendo algo.


Marcos Aurélio de Melo
Despenseiro Fiel - Parte III
Estudo Bíblico em I Samuel

Nenhum comentário: