quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Suficiência de Deus

Todas as afirmações de Ana no texto em I Samuel 2:1-3, tem sustentação somente em Deus. O Senhor era a fonte de todas as bênçãos de sua vida – ela reconheceu a suficiência de Deus em sua vida. O filho que agora ela estava devolvendo ao Senhor só veio a nascer por causa da graça de Deus, poderosa e suficiente. Crer na suficiência de Deus fez toda a diferença na vida desta serva do Senhor. Ela ainda recebeu a bênção de ser mais de mais 5 filhos (I Sm. 2:21).

Nós precisamos também enxergar com clareza esta verdade sobre Deus. Ele é suficiente em minha vida? Então, necessariamente serei um despenseiro fiel e irei praticar com alegria a Teologia do Desprendimento. O que nos leva a vivermos mergulhados num egoísmo possessivo é justamente a falta de percepção sobre a suficiência do Senhor em nosso viver. O nosso Deus nos abençoa com preciosas dádivas e somente um coração que enxerga a Sua suficiência não vai colocar o coração nestas dádivas. A Bíblia nos assegura que onde estiver o nosso tesouro ali estará também o nosso coração (Mt. 6:21). Nosso reino não é deste mundo, e por isso devemos viver como despenseiros, administrando com sabedoria os recursos que Deus nos disponibiliza, sem esquecer que a suficiência do Senhor está acima de qualquer valor.

Reconhecer a suficiência de Deus foi essencial para levar o profeta Habacuque a orar da seguinte forma: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.” (Hb. 3: 17-18)

Reconhecer a suficiência de Deus também foi essencial para levar o salmista Davi a escrever o salmo mais conhecido da história: “O SENHOR é o meu pastor; de nada terei falta.” (Sl. 23:1). O salmo completo é uma expressão da suficiência do Supremo Pastor.

Reconhecer a suficiência de Deus foi essencial para levar Martinho Lutero a escrever as palavras do seu hino Castelo Forte: “Se temos de perder / Os filhos, bens, mulher / Embora a vida vá / Por nós Jesus está / E nos dará seu reino”

Então, o que nos falta para enxergar com clareza esta verdade sobre Deus? O que está vedando os nossos olhos espirituais para não enxergarmos que Deus é suficiente? Talvez estamos amando mais as bênçãos do que o abençoador. Estamos no alegando muito nas coisas que temos recebido de Deus e não no próprio Deus. Isto é pecado porque desonra o Dono de todas as coisas, e nos faz ter a falsa impressão de que não precisamos depender de Deus. As palavras de Cristo são conclusivas: “Sem mim nada podeis fazer.” (Jo. 15:5)


Marcos Aurélio de Melo
Despenseiro Fiel - Parte I
Estudo Bíblico em I Samuel

Nenhum comentário: