quarta-feira, 10 de março de 2010

Popularidade em alta

Série de postagens
Argumentos Pecaminosos - Parte I
Texto-Bíblico: I Samuel 13:13


Saul sempre buscou intensamente obter prestígio popular. Como o primeiro rei da nação, ele queria estar com o Ibope sempre em alta. Sua meta de sucesso consumia todas as suas energias. Ele se importava em ter homens ao seu lado, valentes guerreiros, e que a massa o aplaudisse ao voltar vitorioso das batalhas. Foi ali em Gilgal que Saul foi proclamado rei – as boas lembranças daquele dia estavam frescas em sua memória. Saul queria ter até a aprovação de Samuel, pois esta aprovação contaria muitos pontos para a sua popularidade. Por isso ele foi logo saudar o profeta assim que chegou (versículo 10b).

Em I Sm. 15:21, Saul novamente demonstra buscar aprovação popular em prejuízo dos mandamentos de Deus. E ele ficou muito furioso quando ouviu o cântico das mulheres de todas as cidades de Israel, aclamando o jovem Davi: "Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares." Este cântico feriu profundamente o orgulho de Saul, que não se contentou com a sua popularidade em baixa.

Saul gostava de ouvir o grito: "Viva o rei" (I Sm. 10:24). A vitória de Israel contra o exército amonita foi bastante festejada e Saul se alegrou com todos os homens de Israel. (I Sm. 11:15). O problema é que a vontade de buscar fama e prestígio subiu à cabeça de Saul que não poupou esforços para ter o povo ao seu lado.

Muitos crentes caem em pecado e depois querem justificar que a sua popularidade poderia ficar abalada. Alguns advogam que a vergonha diante dos outros seria motivo suficiente para entrar de cabeça no pecado, afinal "o que as pessoas vão ficar pensando” tem muita importância Este argumento é totalmente controverso em relação aos princípios bíblicos de abnegação e devoção ao Senhor.

Nós não devemos buscar o amor das multidões ou a aprovação dos homens, em detrimento de nossa comunhão com Deus. Muitos se vendem por causa do amor à popularidade – e jogam no lixo a mensagem de Cristo: “cuidado quando os homens vos louvarem.”(Lc. 6:26) Cristo nunca buscou popularidade e quando lhe foi sugerida por Satanás, logo desprezou a oferta.. Nós, como servos de Cristo, temos como exemplo sua vida e ministério.

Marcos Aurélio de Melo
OBS.: Continua nas próximas postagens

Nenhum comentário: