segunda-feira, 15 de março de 2010

A culpa não é minha

Série de postagens
Argumentos Pecaminosos - Parte II
Texto-Bíblico: I Samuel 13:13


Saul utiliza outro argumento pecaminoso na sua resposta a Samuel. Agora ele afirma que Samuel falhou em não ter cumprido o prazo combinado. Na verdade, Saul tentou transferir a culpa do seu erro para o profeta. Afinal, o combinado foi esperar sete dias; sete dias se passaram, mas o profeta não chegou. Uma justificativa aparentemente lógica, mas que não se sustenta biblicamente.

A transferência de culpa do pecado é uma tentativa que remonta ao jardim do Éden. Adão culpou Eva; Eva culpou a serpente; ninguém assumiu a própria culpa. O vitimismo que tomou conta da mentalidade cristã está em confronto direto com o ensino bíblico. Alguns afirmam que a culpa de pecados cometidos hoje está diretamente relacionada com os erros de seus pais ou parentes mais próximos. A psicologia então é utilizada como uma bengala por muitos cristãos para aliviar suas consciências cauterizadas pelo pecado. E muitos vão mais além: a opinião universal da nossa geração é “não é sua culpa, então por que se condoer tanto?”.

Quantas justificativas você já apresentou para afirmar que suas falhas são resultado dos erros de outras pessoas? É muito fácil apresentar um culpado quando não estamos dispostos a assumir o peso de nossa desobediência. Apresentar um atestado de inocência e anunciar de quem é a verdadeira culpa é a saída de mestre para muitos cristãos.

Mas não é esta a atitude que agrada a Deus e trará refrigério para o coração. Precisamos nos humilhar diante do Senhor, reconhecer o nosso pecado, confessá-lo e abandoná-lo. O sacrifício que agrada a Deus é um espírito quebrantado ou um coração contrito (Sl. 51:17). Às vezes oramos pelo perdão de nossos pecados sem avaliar seriamente que reconhecemos de fato a nossa culpa.


Marcos Aurélio de Melo
OBS.: Encerra com a próxima postagem

Um comentário:

Administração disse...

atos ou pensamentos pecaminosos, sempre vem com uma justificativa pecaminosa.
camila,
beijos.