terça-feira, 9 de março de 2010

Argumentos pecaminosos de Saul

No texto bíblico em I Samuel 13:8-12, observamos a precipitação do rei Saul que ofereceu holocausto e ofertas pacíficas no lugar de Samuel, coisa abominável aos olhos do Senhor. Devemos entender que o pecado de Saul foi aberrante porque afrontava a autoridade de um profeta instituído pelo Senhor, e, consequentemente, afrontava o próprio Deus, que tinha estabelecido as devidas regras a serem obedecidas no momento do sacrifício. A atuação de Saul como rei não devia funcionar independentemente da lei e dos profetas. Embora a monarquia humana tivesse sido estabelecida, o rei deveria reconhecer ao Senhor como verdadeiro Rei. Deus é quem define o modo que aceita adoração, e Saul não era a pessoa designada para tal tarefa.

Samuel chega em Gilgal, local onde o povo estava reunido para guerrear com os filisteus, e pergunta a Saul o que tinha acontecido. O rei apresenta uma resposta furada cheia de argumentos pecaminosos, para tentar convencer o profeta Samuel a respeito de sua atitude.

É interessante perceber como nós também somos mestres em inventar desculpas quando pecamos. Na vã tentativa de aliviarmos nossa consciência, argumentamos em favor de ações pecaminosas cometidas por nós. Então, utilizamos argumentos que distorcem totalmente o ensino bíblico tentando provar que tínhamos alguma razão ao cometer atos de desobediência ao Senhor. Podemos então resumir esta tendência da seguinte forma : "Quando tentamos justificar os nossos pecados sempre utilizamos argumentos pecaminosos."

O homem sem Deus justifica-se de todas as formas o seu pecado. Ele se esconde atrás de folhas de figueira (psicologia, humanismo). Mas o cristão que comete um pecado não deve ficar tentando apresentar justificativas com argumentos ainda mais pecaminosos. Ele deve se dobrar em arrependimento genuíno e ficar de coração contrito por ter ofendido ao Deus que é Santo, Santo, Santo.


Nas próximas três postagens irei abordar que argumentos pecaminosos foram utilizados por Saul para justificar seus pecado. Veremos neste texto pelo menos três argumentos que Saul utilizou de forma implícita. Então acompanhe os próximos posts deste Blog.

Nenhum comentário: