sábado, 20 de fevereiro de 2010

Fé versus Obras

A Bíblia não entra em contradição. Mesmo que muitas pessoas afirmem que a Bíblia está cheia de erros, o estudo mais profundo nos mostra que não. Em Efésios 2: 8-9, lemos que a salvação é através da graça, dada ao homem por meio da fé no sacrifício remidor de Cristo na cruz do Calvário. Somente a fé no Senhor Jesus pode dar ao homem a salvação. Mas isto não significa que a partir de agora, o homem pode viver de qualquer maneira, sem se importar com os frutos que irá produzir. Em nenhuma parte da Bíblia nós observamos algum texto que defenda a vida sem compromisso. Não, este não é o ensino das Escrituras. A salvação é exclusivamente por meio da fé, mas a prova de que uma pessoa foi salva é a mudança de vida, um testemunho verdadeiro e cheio de frutos.

Na carta de Tiago, no capítulo 2, nós lemos que a fé sem obras é morta. Ou seja, qualquer pessoa que diz crer em Jesus como Salvador e Senhor, não pode viver da forma que acha melhor e sem se importar com um procedimento adequado. Ninguém será justificado diante de Deus por suas obras, isto é verdade. Mas a salvação mediante a genuína fé em Jesus Cristo com certeza traz novidade de vida para o homem. Seria uma enorme contradição o homem ser salvo e permanecer na vida de pecados. Isto não é o que a Bíblia nos assegura. Os frutos dignos de arrependimento serão visíveis em alguém que depositou sua fé na graça de Cristo, de modo completo e real. Em II Coríntios 5:17, lemos que os que estão em Cristo são novas criaturas, e as coisas antigas já passaram. Então, é necessário que alguém salvo por Cristo, também ande em novidade de vida.

Portanto, concluindo, é verdade que somente a graça de Deus é capaz de salvar o homem, mediante a fé no sacrifício de Jesus, mas esta fé não pode ser inoperante ou morta. Nenhuma pessoa será salva confiando em suas boas obras, na sua religião ou na sua tradição. Mas, por outro lado, ninguém pode afirmar que entendeu plenamente a salvação mediante a fé, se não houve nenhuma mudança efetiva no seu viver.

Então, meu caro ouvinte, de que lado você está? Você está confiando nas suas obras para viver eternamente com Cristo no céu? Ou você está vivendo relaxadamente, sem nenhum ajuste na vida, e continua dizendo que tem fé em Deus? Estas duas formas de entender a salvação são totalmente errôneas e antibíblicas.


MARCOS AURÉLIO DE MELO
BREVE REFLEXÃO
PROGRAMA DE RÁDIO VIVA COM CRISTO

Nenhum comentário: