terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O prisma divino

TEXTO BÍBLICO: Tito 2: 11-14

"o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras."
Tito 2:14

O versículo está inserido num contexto que trata sobre a maravilhosa graça de Deus em benefício do pecador. Se não fosse a graça de Deus não haveria possibilidade nenhuma de salvação. Já ouvimos muitas vezes sobre a "doutrina" acerca da salvação, a soteriologia, que busca descrever nos mínimos detalhes a preciosidade deste ensino bíblico. O grande problema é que o tempo vai passando e nos importamos com inúmeros outros assuntos, começamos a averiguar os ramos e nos esquecemos da raiz. Creio que a base do relacionamento entre o homem e Deus está alicerçada na cruz de Cristo, e sua morte em nosso lugar mostra a sublimidade da graça de Deus. Quando Paulo nos diz que devemos buscar o alimento sólido ele não está nos incentivando a deixar de lado os alicerces que constituem a fé do cristão. Sem estes alicerces nada pode ser construído de forma confiável.

Na Física, existe uma matéria que me empolgava na época de ensino médio. Eu gostava muito de óptica. Era empolgante estudar sobre lentes, luz, refração e outros tópicos. E um dos assuntos que me lembro bem era a composição da luz. Naquela época, fiquei sabendo que a luz branca é composta de várias cores. E havia um experimento que consistia em incidir a luz branca num prisma de vidro (uma pirâmide com ângulos definidos) para decompor a luz em suas cores componentes: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. São as mesmas cores que compõem o arco-íris, que nós enxergamos em dias de chuva.

Fazendo uma analogia, eu percebo que, através do prisma da cruz de Cristo, nós podemos enxergar algumas cores que compõem a luz da Sua maravilhosa graça. A luz que emana da graça de Deus é composta de várias cores, e nós podemos perceber vários aspectos desta graça de Deus em ação. Baseado em todo este contexto da carta de Tito que se apresenta entre os versículos 11-14, eu gostaria de afirmar que:

“ATRAVÉS DA CRUZ DE CRISTO PODEMOS ENXERGAR VÁRIOS ASPECTOS DA GRAÇA DE DEUS EM AÇÃO”

Cristo Jesus se deu a si mesmo por nós, ao morrer na cruz do Calvário, fora de Jerusalém, para ficar evidente a suprema grandeza da graça de Deus. Era esta a única alternativa de fazer propiciação por conta do pecado, de forma a aplacar a ira justa e santa de Deus em relação ao pecador. Sem a morte graciosa de Cristo Jesus o homem estaria condenado eternamente porque não teria condições de se livrar da dívida eterna contraída contra o Deus santo.

Brevemente você ficará sabendo quais os aspectos da graça de Deus que foram revelados a nós, por meio da cruz de Cristo, com base no versículo em Tito 2:4. Então, aguarde e divulgue as próximas postagens.


Nenhum comentário: