terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Confiança na mensagem do Evangelho

O profeta Jeremias convoca todo o povo em Judá a uma mudança radical: “emendai os vossos caminhos e as vossas ações” (Jr. 26:13). Para as mentes cauterizadas pelo pecado isto pode soar até como uma afronta, mas Jeremias não se deixa levar por este temor e anuncia que é necessária uma transformação radical na vida daquele povo. Utilizando-se também de uma linguagem antropomórfica, o profeta chama atenção do povo para um novo tempo que Deus irá restaurar caso escutem a voz do Senhor. O Senhor se "arrependeria" e não iria mais castigar a nação com o cativeiro na Babilônia.

Não apenas neste texto específico, mas em vários outros notamos que o profeta delineia suas palavras partindo do ponto de vista de Deus. O “Assim diz o Senhor” está presente em praticamente todas as falas de Jeremias no seu livro. Para anunciar uma mensagem vinda da parte do próprio Deus o próprio profeta deveria estar confiante no discurso que faria. Uma das restrições que Jeremias alegou quando foi convocado para a missão de profeta é que não sabia falar, mas o Senhor o fez entender que as palavras seriam de Deus, não do profeta. “Depois estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca, e me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras.” (Jr. 1:9). Isto fez e faz toda a diferença na vida de um servo de Deus.

Se Jeremias fosse confiar na sua própria habilidade e no seu carisma, seu ministério estaria fadado ao fracasso. Ainda que ninguém tenha se arrependido no seu ministério de aproximadamente 40 anos, começando de madrugada, o profeta experimentou o que é confiar na mensagem que procedia da parte do Senhor. Ele enxergou o poder transformador da Palavra de Deus em sua própria vida, inicialmente, e isto ele transmitiu na íntegra para o povo rebelde. O desafio de convocar o povo ao arrependimento e a buscar unicamente ao Deus verdadeiro somente poderia ser exercido confiando na eficácia da Palavra de Deus.

Ao ler o progresso da igreja no livro de Atos, fico impressionado com a ousadia dos apóstolos que levaram a mensagem da cruz a um mundo pagão. O mundo da filosofia teve que ouvir o destemido apóstolo Paulo pregar na capital do conhecimento daquela época (Atos 17:16-31). Em Atenas, Paulo apresentou a mensagem sobre o DEUS DESCONHECIDO, e por fim acrescentou: “não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam.” (At. 17:30) O apóstolo Pedro também foi ricamente usado por Deus para propagar a mensagem da cruz. Em Atos 4:5-12, ele fala diante das autoridades do Sinédrio e os confronta com a verdade do evangelho: “Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu, não existe nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos.” (At. 4: 11,12). A mensagem da cruz é a única que traz mudanças efetivas na vida do homem. Por isso não devemos nos esquivar de confiar nesta mensagem que apresentamos ao mundo.

Nós também precisamos confiar na mensagem que apresentamos ao mundo. Temos que ter coragem de levantar nossas vozes diante de tanto barulho desta pós-modernidade, que gera incredulidade nas verdades bíblicas. Precisamos confiar no poder transformador do Evangelho, como bem disse o apóstolo Paulo em Rm. 1:16, quando ele afirma que “o Evangelho é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. Neste mundo cético e incrédulo em que vivemos, faz-se urgentemente necessário que a autoridade bíblica seja demonstrada de forma proeminente. A mensagem que anunciamos também tem de impactar o meio em que vivemos de forma a servir como alerta a todos que desprezam a Palavra do Senhor. Não devemos ser iludidos por “achismos” e “modismos” que não condizem com as Escrituras, pois não trazem mudança efetiva na vida dos ouvintes. Temos que fazer penetrar esta verdade na mente dos homens.

Todos nós sabemos que a mensagem do Evangelho é a única garantia para trazer nova vida ao homem. Nós somos frutos da mensagem do Evangelho, porque um dia aceitamos como verdadeiros os fatos que o Evangelho nos apresenta. Lembre-se que o desafio que Deus nos faz na Sua Palavra pode ser fielmente cumprido porque Ele nos disponibiliza os recursos necessários. Que sejamos crentes intrépidos em apresentar ao mundo a mensagem da cruz! Que possamos apresentar aos homens que é preciso um arrependimento verdadeiro e buscar ao Senhor enquanto se pode achá-Lo.

Marcos Aurélio de Melo
Estudos no livro de Jeremias

Um comentário:

Fabio Faith disse...

Muito abençoador seu blog