sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Aspectos da graça de Deus

Complementando a postagem anterior, faço referência a quatro aspectos da maravilhosa graça de Deus que são observados à luz da cruz de Cristo. Esta é a 200ª. (ducentésima) postagem deste blog, desde quando foi iniciado. Nada melhor do que comemorar esta marca abordando sobre a graça de Deus que tem me capacitado a manter este blog atualizado. O objetivo deste blog é espalhar e anunciar a glória de Deus através de reflexões de cunho teológico-bíblico-cristão. Então comemore esta marca conosco. Parabéns, blog COMPARTILHANDO!!!!


"o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras."
Tito 2:14


1 – A GRAÇA DE DEUS TEM AÇÃO REDENTORA (a fim de remir-nos de toda iniqüidade)

A palavra que foi traduzida como “remir” ou “redimir”, tem o significado de comprar ou comprar de volta, como em uma transação comercial ou de resgate. Em nosso estado deplorável como pecadores desde o nascimento e presos no cativeiro do pecado, somente a graça de Deus poderia agir em nosso favor. Fomos resgatados por Cristo por meio de sua morte na Cruz, o preço justo exigido por Deus para retirar o peso da condenação dos ombros de pecadores. Lemos em Marcos 10:45, que “o Filho do homem veio dar a sua vida em resgate por muitos.”
Em I Pedro 1:18-19, está bem claro que fomos resgatados por preço de sangue, o sangue do cordeiro de Deus. Como fomos comprados por Cristo, não temos o direito de nos tornarmos escravos de mais ninguém ou de nada mais. Cristo comprou-nos quebrou as algemas que nos prendiam, e não há nada que possa tirar-nos de suas mãos de amor. Em Ef. 1:7, está escrito que, segundo a riqueza da graça de Deus, nós temos a redenção através do sangue de Cristo. Em Hb. 9:12, lemos que Cristo obteve mediante o seu sangue, eterna redenção.
A ação redentora da graça de Deus é totalmente visível através do prisma da cruz de Cristo. Nenhum homem pode chegar até Deus sem ter sido comprado pelo sangue de Cristo. Quando Cristo entregou-se para morrer em nosso lugar, Ele pagou o preço que nenhum ser humano poderia pagar em favor de outro pecador. Por esta graça, hoje podemos cantar confiantemente, depositando a fé na obra completa de Cristo na Cruz, que nos redimiu de uma vez por todas. Como você tem encarado esta verdade bíblica em seu viver? Como você se enxerga à luz deste ensino sobre a redenção?

2 – A GRAÇA DE DEUS TEM AÇÃO SANTIFICADORA (e purificar, para si mesmo)

Mas além de nos comprar com o preço do seu próprio sangue, em Tito 2:14 lemos que Ele está nos purificando para Si mesmo. Esta obra purificadora da graça de Deus na vida do crente é a santificação progressiva. Sem a graça de Deus, é praticamente impossível que o crente cresça em santidade. Dependemos da graça do Senhor a cada dia para lutarmos contra nossa natureza carnal e pecaminosa que desagrada a Deus.
A palavra que foi traduzida como “purificar” é a mesma utilizada para fazer referência ao leproso que ficava curado desta doença. Ele tinha que se apresentar ao sacerdote que tinha a missão de fazer uma perícia e constatar se aquele homem estava de fato purificado. Nós estamos em processo de purificação, para que um dia possamos nos apresentar diante do nosso Sumo-sacerdote, sem rugas e sem máculas (Ef. 5:27). Por isso todos nós estamos neste processo de santificação e necessitamos muito da graça de Deus em nossas vidas.
As obras da carne só podem ser realmente mortificadas no poder da graça de Deus. Através do prisma da cruz de Cristo, o homem passa a enxergar a santidade de Deus e que Ele exige santidade daqueles que o servem. Graciosamente, o nosso Deus nos oferece os recursos necessários para viver de modo digno do Evangelho, agradando-O em todas as coisas. Imagine como servia viver sem a graça de Deus neste processo de santificação. Como você seria perdoado de seus pecados se a graça de Deus não estivesse disponível? Nós temos que olhar para a cruz de Cristo e enxergar que a santificação é o meio que Deus usa para nos aproximar da perfeição de Seu Filho. Mas sem a graça de Deus ao nosso dispor esta caminhada rumo ao projeto de Deus para nós seria impossível.

3 – A GRAÇA DE DEUS TEM AÇÃO PRESERVADORA (um povo exclusivamente seu)

A graça do Senhor age em favor dos Seus filhos, separando-os como um povo especial para cumprir os Seus propósitos. Cristo preserva e protege as ovelhas de seu pastoreio, dando-lhes a provisão necessária. O povo exclusivo que Cristo comprou com o seu sangue será preservado até o fim, pois a Bíblia nos assegura que nada poderá separar-nos do amor de Deus.
O versículo oficial da nossa igreja em 2009 deixa bem claro que somos um povo preservado por Deus: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus.” (I Pe. 2:9) Vale a pena destacar também o versículo 10, que faz uma relação entre a misericórdia divina e o povo escolhido. Mas lembremos que tal privilégio é acompanhado de uma imensa responsabilidade.
A verdade é que o nosso Deus nos preserva com o Seu poder e ninguém poderá nos arrebatar das suas mãos. O povo que ele salvou para a Sua glória não será abandonado à própria sorte. Isto não significa que estamos livres de tempestades e aflições neste mundo, mas podemos contar com a graça de Deus em preservar o seu povo mesmo nas terríveis dificuldades que surgirem.

4 – A GRAÇA DE DEUS TEM AÇÃO CAPACITADORA (zeloso de boas obras)

Vista através do prisma da cruz de Cristo, a graça de Deus tem ação capacitadora na vida do cristão. O sacrifício de Cristo em nosso lugar nos dá plena consciência de nossas responsabilidades como redimidos. Por isso Paulo escreve ao jovem pastor Timóteo: “fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.” (II Tm. 2:1) Somente a graça do Senhor nos capacita a sermos um povo zeloso de boas obras e atuantes no reino de Deus. Paulo tinha plena convicção disso no seu ministério apostólico. Em I Co. 15:10, ele afirma que a graça de Deus nunca o desamparou em seu trabalho como servo de Deus. “Ninguém pode fazer nada, nem grande nem pequeno, se não for no poder da graça de Deus.”
Nós somos inteiramente dependentes da graça do nosso Deus em todas as coisas que fazemos para o serviço do Senhor. Se a graça de Deus não estiver conosco, não podemos querer medir o sucesso de nossas realizações. Precisamos estar unidos à Videira verdadeira, sendo nutridos pela seiva de Sua graça, para que possamos produzir frutos dignos e preciosos para Deus.
Ao contemplar a cruz do Calvário e ver tamanha demonstração de graça, podemos fazer a pergunta do Hino 99: “Que fazes tu por mim?” É claro que não temos a menor condição de fazer algo para Deus confiando em nossas habilidades. Somente por meio da graça podemos servir ao Senhor da forma que O agrada e assim ouviremos do nosso Salvador: “Muito bem, servo bom e fiel.”

MARCOS AURÉLIO DE MELO
ESTUDOS NA CARTA DE PAULO A TITO

2 comentários:

Marcio disse...

Markin.... Parabéns pelos 200 posts!! Seus escritos tem sido utilizados para abençoar a todos que leem!! Isto é um grande privilégio ! Que agradar a Deus continue sendo o objetivo principal desta grande obra.

Raimundo Neto disse...

Parabéns Marcais!!! Vc é um instrumento de Deus!