quarta-feira, 22 de julho de 2009

O coração pecaminoso e o chá

Desde a Queda do homem no jardim do Éden, o homem tem tentado culpar alguém ou alguma coisa pelo seu problema. Adão tentou passar a responsabilidade para Eva, e Eva apontou um dedo acusador para a serpente. A Palavra de Deus é clara, no entanto, que os nossos verdadeiros problemas não são o resultado de pressões de alguém ou alguma coisa para além de nós próprios. Nós não pecamos por causa das pressões circunstanciais de ordem financeira, social ou médica. Nós pecamos porque cada um de nós tem um coração pecaminoso.

Podemos ilustrar esta verdade bíblica desta forma. Quando pegamos um saco de chá, colocamos numa xícara e enchemos com água quente, a água ativa o chá no saco, liberando o seu sabor para a água à sua volta. A água quente não criou o sabor; meramente o revelou, ou forçou a saída do que já estava dentro do saco.

Isto ilustra o que acontece no coração humano. As pressões à nossa volta (as circunstâncias desfavoráveis, as tentações e as dificuldades da vida) simplesmente forçam a saída de dentro do nosso coração daquilo que já está lá dentro. Não podemos culpar a água quente pelo sabor dentro da xícara. O conteúdo do saco de chá determina o sabor do chá. Se não gostamos desse sabor em especial, precisamos colocar dentro da água outro saco contendo um diferente tipo de chá.

Da mesma forma, não podemos atribuir a outrem a culpa de qualquer amargura, ira, desespero, decepção, crueldade, e assim sucessivamente, que nós mostramos quando estamos debaixo da pressão. As pressões meramente expõem o quanto nós realmente não nos parecemos com Cristo.


Leitura Bíblica de apoio: Marcos 7:21-23 e Tiago 4:1


Autor: Jim Berg
Extraído do Livro: Transformados na Sua Imagem
Editora Batista Regular

Nenhum comentário: