quarta-feira, 8 de julho de 2009

Confissão de pecados

Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos, pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio."
Salmos 32:3-4


PESAVA SOBRE MIM, TUA MÃO SENHOR

Pesava sobre mim tua mão, Senhor
Pesava enquanto quis calar
Constantes foram meus gemidos, dor
Nos ossos dor sem abrandar

Pesava sobre mim tua mão, Senhor
Que mais não pude carregar
Secou-se qual estio o meu vigor
Na dor causada por pecar

Letra de Carlos Renato de Lima Brito
Música apresentada na cantata da Semana de Música Sacra, no Seminário Batista do Cariri, Crato-CE.


A oração do salmista Davi registrada no Salmo 32 é uma grande exaltação da força que o perdão de Deus exerce na vida do homem pecador. No início desta oração, observa-se um quadro desalentador, enquanto o salmista colocava os pecados para debaixo do tapete. Mas quando há a confissão sincera, o pecador se vê livre de um fardo, e então se torna capaz de exaltar e de se regozijar em Deus tendo em vista o perdão obtido.

Devemos cultivar a confissão de pecados diariamente pois não há um só dia que não cometamos pecado (comissão, omissão, pensamentos...). Precisamos suplicar que o Espírito Santo sonde os nossos corações constantemente e faça um diagnóstico completo do nosso viver. É necessário desenvolver um senso crítico auferido pela presença de Cristo em nós, que nos alerta sobre o que temos feito em desacordo com a clara vontade de Deus revelada na Sua Palavra.

A confissão deve estar sempre presente em nossas orações, pois não podemos nos dirigir ao Deus santo sem temor e tremor pelos pecados que acalentamos em nosso íntimo. O cristão que não julga necessário apresentar a Deus os pecados que tem cometido se assemelha ao fariseu que foi ao templo apresentar o seu atestado de inocência. Note bem que aquele fariseu estava muito interessado em demonstrar diante dos outros o quão correto ele era. Ele não sentia a menor necessidade de olhar para dentro de si e enxergar sua própria penúria espiritual. O publicano, de outro modo, não tinha um relatório de santidade previamente preenchido, então só podia lamentar. É exatamente esta atitude que honra e glorifica a Deus.

A verdade é que não há como vivenciar a espiritualidade na sua mais completa plenitude, sem a confissão e o respectivo abandono de práticas em dissonância com a harmonia de santidade que o Senhor quer ouvir em nossas vidas. A atitude de confessar sinceramente os pecados que se encontram alojados no coração é o passo inicial para obtermos o perdão amoroso de Deus. O perdão irá possibilitar comunhão genuína com o Senhor, que se traduz em graça sempre abundante na vida do cristão.


Marcos A. Melo

4 comentários:

Renato disse...

Pr. Marcos Aurelio, hoje tive alegria de conhecer o seu blog. Parabens! gostei bastante será mais um blog que lerei diariamente.
abraço Renato Cabral
Ps. sou membro da Igreja Batista Reular do Assu-Rio Grande do Norte.

Antônio Neto disse...

oi Marcos, até que enfim encontrei teu blog.
Cara, essa musica ate agora me arreía de tão bonita e tocante.

Abraço

Leandro disse...

PR Marcos Aurélio? Ou Marco Aurélio?
Ei meu irmão benção seu blog! Saudades de todos vocês e espero q o senhor nos proporcione uma nova opurtunidade de nos vermos!
Deus te abençoe e te dê luz para disseminar o evangelho através deste blog!
Salmo 32 com certeza nunca mais sairá de nossas mentes!!
Graça e paz!

Pastor Almir Tavares disse...

É muito bom ver a interação que o aprendizado produz na vida de uma pessoa. Esta é uma das melhores maneiras de fortalecer as verdades em nossas vidas compartilhando com outros. Que Deus te abênçoe.