segunda-feira, 20 de abril de 2009

Por que sofremos?

“Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”
(Romanos 8:18)


Quando você observa o mundo à sua volta, os problemas e sofrimentos, você sempre vai trazer consigo uma pergunta: por que acontecem tantos sofrimentos na terra? A resposta a essa pergunta pode ser encarada a partir de quatro concepções:

1) Material histórica: diz que somos o produto do acaso. E acaba por dizer: não há Deus, não há propósito na vida humana, nem no sofrimento.

2) Cármica e determinista: defende que tudo que você e eu somos ou sofremos, é apenas uma conseqüência de uma vida passada. Mas, dessa forma, até o pior dos demônios se tornará um ser perfeito após bilhões de reencarnações.

3) Irreal e mística: diz que nada sofremos, os problemas não existem.

4) Bíblica e cristã: Em Gênesis 3:16-19, você vai encontrar a razão por que existe tanto sofrimento no mundo. Estes versículos nos apresentam claramente quatro aspectos do sofrimento humano: (Dor v. 16; Desequilíbrio conjugal v 16b; Desequilíbrio da natureza v.17; cardos e abrolhos (aquilo que deveria ser bom, passou a ser uma vida penosa).

A razão por que Deus não nos livra de todos os nossos sofrimentos e lutas é porque Ele tem algo melhor para nossas vidas. Veremos num futuro, próximo ou distante, a recompensa, o propósito de Deus, ou então o que isso produzirá em nosso caráter (Romanos 8.18-23).


Pastor Leandro Tarrataca

Nenhum comentário: