quinta-feira, 23 de abril de 2009

A visão bíblica sobre o pecador

"E Deus viu que a maldade do homem era grande na terra e que era continuamente mau todo o desígnio do seu coração."
(Gn. 6:5)

O testemunho divino relativo ao homem é que ele é um pecador. Deus testemunha contra ele, não a seu favor; e testifica que "não há nenhum justo, nem um sequer"; que "não há quem faça o bem"; nenhum que "entenda"; nenhum "que busque a Deus" e, mais ainda, nenhum que O ame (Sl 14:1-3; Rm 3:10-12). Deus fala de forma amável, mas severamente ao homem; como alguém que procura ansiosamente por uma criança perdida, contudo sem fazer qualquer concessão para com o pecado, e que "de modo nenhum inocenta o culpado"(Na.1:3). Ele declara o homem perdido, alguém que se desviou, um rebelde, alguém "aborrecido de Deus " (Rm. 1:30); não um pecador ocasional, mas um pecador em tempo integral; não um pecador com partes boas, mas um pecador por completo; não satisfazendo-se com a bondade; mau tanto no coração quanto na vida, "morto em delitos e pecados" (Ef 2:1); um praticante do mal, e consequentemente debaixo de condenação; um inimigo de Deus, e por isso "debaixo da ira"; alguém que continuamente quebra a reta lei de Deus, estando portanto "debaixo da maldição da lei" (Gl 3:10).

O pecador não somente traz o pecado diante de si, mas ele o carrega consigo; ele é um "corpo de pecado" (Rm 6:6), e " corpo de morte " (Rm 7:24), não sujeito à lei de Deus, mas a " lei do pecado " (Rm 7:23). Há ainda outra sentença pior contra ele. Ele não acredita no nome do Filho de Deus, nem ama o Cristo de Deus. Este é o principal pecado dele. Que o coração dele não é reto para com Deus, é a primeira sentença contra ele. Que o coração dele não é reto para com o Filho de Deus, é a segunda. E esta segunda sentença, que é a principal de todas, traz sobre si mais terrível condenação do que todos os outros pecados juntos. "O que não crê (nEle), já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (Jo 3:18). "Aquele que não dá crédito a Deus, O faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do seu Filho"(1 Jo 5:10). "Quem, porém, não crer será condenado" (Mc 16:16).

Horatius Bonar

Horatius A. Bonar (1808-1889), pastor escocês que viveu no século XVII, dedicou sua vida à evangelização, amor que ele expressou não só em sua vida, mas também através dos hinos e obras que escreveu.

Nenhum comentário: