sábado, 25 de abril de 2009

Nada mais que a verdade

"O SENHOR odeia os lábios mentirosos;
mas se deleita com os que falam a verdade."
Provérbios 12:22


Falar sempre a verdade deve ser um distintivo na vida do cristão. É incoerente a idéia de que alguém que diz conhecer o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA, seja um adepto do uso da mentira. Este absurdo é repreendido em vários textos das Escrituras. Provérbios, um livro repleto de palavras sábias, apresenta em vários trechos este mesmo princípio: a verdade sempre deve se o veículo que conduz as nossas palavras. Nada de jeitinho, nada de mentira branca, nada de meias-verdades, nada de hipocrisia. A verdade deve ser perseguida, custe o que custar. Qualquer artifício de engano utilizado para camuflar um fato ou amenizar conseqüências está em desacordo com a Palavra de Deus, que nos ordena a falar sempre a verdade.

O Senhor odeia lábios mentirosos. A mentira desperta o ódio de Deus, porque afronta a essência do evangelho e transmite a quem ouve uma semente plantada pelo Diabo, que é o próprio pai da mentira. Uma semente semeada em terreno de mentira, só dará frutos mentirosos e diabólicos. Por isso é imprescindível que tenhamos a verdade como lema e propósito em todas as conversas e relacionamentos.

Nada é tão prejudicial para os relacionamentos quanto a negligência em falar a verdade, pois é impossível construir um alicerce firme no terreno da mentira. Os nossos lábios devem ser usados para transmitir sempre a verdade, porque o que está em jogo não é apenas a reputação do cristão, mas principalmente a honra de Cristo, nosso Senhor.

A vida de um cristão está sendo constantemente pesada em balança de precisão, pois aos olhos de Deus tudo está descoberto. O que faremos então? O temor do Senhor deve nos impulsionar a usar a nossa língua como um canal que transmita a verdade, que fale o que é bom, agradável e coerente.

"Os lábios que dizem a verdade permanecem para sempre;
mas a língua mentirosa dura apenas um instante."
Provérbios 12:19


A verdade é duradoura, a mentira não. Mentir é entrar numa areia movediça: em pouco tempo, a areia vai cedendo, sufoca o homem e o leva a buscar mais reforços em outra mentira. Que situação complicada! Falar a verdade nos livra de situações desse tipo, porque a verdade oferece um terreno firme no qual podemos andar seguros. Além disso, os benefícios que procedem de uma vida em favor da verdade são permanentes.

Então faça uma aliança com seu coração, com sua língua e com seus lábios para falar sempre a verdade e não buscar artifícios na mentira. Saiba que Deus odeia os lábios mentirosos. Ele está atento a tudo o que sai da sua boca, e você prestará contas de toda palavra que estiver em contraste com a verdade.

Marcos Aurélio de Melo

Nenhum comentário: