terça-feira, 3 de março de 2015

Deus não pensa como o homem

Muitas vezes nós pensamos que Deus só usa pessoas com um potencial muito elevado de inteligência ou sabedoria. Somos muito ligeiros em julgar as pessoas pela aparência, e pelo desempenho que apresentam diante dos homens. Mas é importante lembrar que Deus sempre utilizou servos que não causavam grande impressão nas pessoas. Foi isto que aconteceu na escolha do jovem Davi para ser o futuro rei de Israel.

Deus já tinha rejeitado a escolha do povo, o rei Saul. Saul era um homem arrogante e cheio de si que desejava a todo custo ter a atenção do povo de Israel, mesmo que para isso tivesse que desobedecer as ordens de Deus. O Senhor não aprovou o reinado de Saul pela sua rebeldia, e por isso Deus levantou outro rei para guiar o seu povo. O profeta Samuel foi enviado para a casa de Jessé (pai de Davi) onde deveria ungir aquele que seria o novo rei de Israel. Ao chegar na casa de Jessé encontrou os filhos dele e pensou logo que ali estava o novo rei do povo. Davi tinha vários irmãos, fortes, altos de boa aparência também.

Samuel pensou que o ungido de Deus fosse Eliabe, o filho primogênito de Jessé, um homem de porte e que causava boa impressão para ser o rei. Mas o Senhor enxerga o coração e disse-lhe: “não atentes para a sua aparência, pois Deus não vê como vê o homem; o homem vê a aparência, mas Deus vê o coração”.

Davi era um humilde pastor de ovelhas que confiava em Deus, deleitava-se nele e refugiava-se nele como seu protetor. Apesar de ser um jovem, Davi era corajoso, ele enfrentava as feras para proteger suas ovelhas de lobos e ursos. Ele foi chamado para comparecer em casa, e ali foi ungido pelo profeta Samuel. Deus escolhe pessoas comuns para realizar os Seus propósitos dentro da Sua vontade.

Eu gostaria de deixar um desafio para você refletir com base neste episódio. Procure cultivar uma essência interior de vida cristã, e não uma capa de vida cristã. É fácil colocarmos capas e algumas máscaras, e até parecemos muito com um crente. Basta apenas vestir a roupa certa, falar palavras bonitas, agir conforme alguns regras morais e está tudo certo. Mas nada disso funciona de modo real. O cristão precisa ter essência, um caráter moldado pelo próprio Deus, pois Deus não se deixa impressionar por boas obras, e nem pelo desempenho de ninguém. Ele requer de nós uma postura humilde que confia inteiramente na Sua graça. Sem dependermos de Deus, viveremos no modo automático. Por isso é fundamental crermos que Deus chama pessoas comuns e faz delas pessoas úteis para o Seu serviço, transformando-as de dentro para fora.

Ainda bem que Deus não pensa como o homem. O ser humano é despertado por esteriótipos que lhe agradem, pelas medidas de desempenho que outras pessoas apresentam. O Senhor utiliza pessoas comuns e faz obras extraordinárias por meio delas. Deus traz para o centro do Seu plano homens e mulheres que aos olhos humanos não teriam contribuição nenhuma a dar. Este é o Deus que a Bíblia revela: o Criador que do barro pode fazer belos vasos úteis para a Sua própria honra.

DEUS NÃO PENSA COMO PENSA O HOMEM
NÃO ENXERGA COMO O HOMEM VÊ
NÃO CAMINHA POR CAMINHO HUMANO
NÃO SE PAUTA PELOS PLANOS MEUS

COMO OS CÉUS SE ELEVAM SOBRE A TERRA
E O SEM-FIM QUEM PODE COMPREENDER?
TÃO MAIS ALTOS SÃO SEUS PENSAMENTOS
TÃO INFINDOS SÃO OS PLANOS SEUS

Letra de Carlos Sider

Nenhum comentário: