sábado, 28 de março de 2015

A graça demonstrada

A história bíblica de hoje é sobre Mefibosete, filho de Jônatas e neto do rei Saul. O arrogante rei Saul perseguiu duramente o jovem Davi, movido pela inveja e insatisfação porque tinha perdido o trono de Israel. Davi tinha uma amizade muito profunda com Jônatas que era filho de Saul, e fez a ele uma promessa de ser gracioso com a família de Jônatas. Depois que Saul morreu, o rei Davi assumiu o trono de Israel. Depois de um tempo, Davi lembrou da promessa feita a Jônatas e resolveu demonstrar na prática, estendendo bondade e graça na vida de Mefibosete. Esta bela história está registrada na Bíblia no livro de II Samuel capítulo 9. Você pode conferir na sua Bíblia. Farei algumas observações sobre esta narrativa que chamam atenção pela demonstração de graça em favor de Mefibosete.

1ª) A ausência de mérito em Mefibosete para receber o favor do Rei

Mefibosete não tinha nada a oferecer e não merecia nada. Ele por si próprio não era digno de nada a não ser a morte, pois o extermínio de toda a família do rei anterior era um costume comum naquela época. Mefibosete se intitula “um cão morto” (v. 8), reconhecendo que não tinha nenhum valor. O seu nome significava “coisa vergonhosa”. Quando seu pai e avô morreram, ele teve que fugir nos braços de uma criada e, por um descuido, caiu e ficou aleijado dos pés (2 Sm. 4:4), o que lhe conferiu uma deficiência para o resto de sua vida. Não havia mérito algum na vida deste homem – ele se prostrou diante do rei Davi reconhecendo a sua completa insignificância (vs. 6). A graça de Deus alcança homens e mulheres sem mérito e fracassados, sem nada a oferecer senão uma vida vergonhosa. Deus salva justamente porque Ele é bondoso em tirar da lama aqueles que admitem sua total falência moral e espiritual, por meio da fé em Cristo Jesus e no Seu sacrifício no Calvário.

2ª) A livre iniciativa do Rei em benefício de Mefibosete

Mefibosete vivia escondido na distante localidade chamada Lo-Debar, que literalmente significa “sem pasto”, o que pode indicar um lugar árido e muito difícil de viver. Ele estava totalmente distante da “realeza”, e não havia a menor possibilidade de se apresentar ao novo rei Davi. Com certeza, ele reconhecia a sua fragilidade e que nunca teria condições de chegar ao rei, se não fosse pela livre iniciativa de Davi. Foi o rei Davi quem iniciou a busca por Mefibosete. Assim também, a iniciativa divina é indispensável para que a graça nos alcance. É Deus quem age em favor dos que são seus e os salva graciosamente. É Deus quem nos ama e nos busca, mesmo antes de nós sabermos que somos alvos deste amor tão grande. Precisamos compreender que tudo parte de Deus em benefício dos seus filhos amados. O apóstolo João escreveu: “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (I João 4:19)

3ª) A bênção da comunhão estabelecida com o Rei

Depois da iniciativa do rei Davi em buscar Mefibosete, observamos que houve a restauração da comunhão, pois ele passou a morar dentro do palácio do rei. Isto mostra que o rei Davi queria ter um relacionamento com Mefibosete, partilhando do mesmo espaço e de refeições em comum. Um homem antes esquecido no meio do nada agora desfrutava de proximidade com o rei de Israel, pela bondade e generosidade que Davi demonstrou na prática.

Não há nada neste mundo mais valioso do que saber que temos paz com Deus (Rm. 5:1-2) e que podemos desfrutar de plena comunhão com Ele. Este fato deve nos impulsionar a ter uma vida que agrada ao Senhor em todos os aspectos. Devemos direcionar todos os esforços para que esta comunhão com o Senhor não seja morna ou sem vigor. Você tem desfrutado da real intimidade com Deus mesmo passando por vales sombrios? Como cristão, você reconhece que depende diariamente de verdadeira comunhão com o Senhor? O crente almeja sempre viver em comunhão com Deus, como escreveu Davi no Salmo 63:1: “a minha alma tem sede de Ti, numa terra árida, exausta, sem água.” Precisamos depositar total confiança nesta graça maravilhosa, que nos proporciona a intimidade com o nosso Deus.

Nenhum comentário: