quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A TIRANIA DO TEMPO E A PACIÊNCIA


O exercício da paciência no dia-a-dia está diretamente relacionado com o entendimento adequado da soberania de Deus sobre o tempo e sobre nossas vidas. O impaciente acha que as suas expectativas devem acontecer logo; para ele não há tempo a perder. O impaciente coloca sobre si um jugo extremamente prejudicial, pois as coisas nem sempre acontecem como e quando quer, o que acaba resultando em frustração e decepção. Ou então, para não ter que esperar, prefere agir do seu próprio modo, tomando decisões precipitadas que por fim trazem prejuízos enormes para sua vida.

O tempo é um senhor tirano, e a pressão que ele exerce sobre o homem pode trazer graves consequências. É necessário termos muita sabedoria para vivermos com paciência e sob a dependência do Senhor. Isto só é possível se não ficarmos dominados sob a tirania do tempo. Obviamente, sem nos esquecermos jamais de realizar o que é da nossa competência em cada situação da vida.

O homem paciente sabe que a sua vida está nas mãos do Senhor e que absolutamente nada escapará do Seu controle soberano. Até mesmo o próprio tempo está sob o domínio sempiterno do nosso grandioso Deus. O sábio Salomão fez afirmações preciosas sobre o valor da paciência, pois entendia que o caminho da precipitação traz desonra ao servo do Senhor:

  • “O homem paciente é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura.” (Pv. 14:29)
  • “Melhor é o homem paciente do que o herói da guerra” (Pv. 16:32)
  • “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.” (Pv. 19:2)

Precisamos ter a coragem de depender do Senhor. “Depender de Deus” não é um mecanismo de fuga das nossas responsabilidades, pelo contrário é o exercício da fé verdadeira e o depósito sem reservas de nossas expectativas Naquele que reina sobre o tempo e sobre as circunstâncias da nossa vida. Isto não se aprende de uma hora para outra, é fundamental nos submetermos à Palavra de Deus em cada decisão que vamos tomar para que sejamos moldados diariamente como servos do Senhor. Afinal, uma ótima definição de um servo, é de alguém que está sempre atento às prioridades do seu Senhor e não busca os seus próprios interesses pois o seu maior anseio é satisfazer aquele que o comprou por alto preço. O servo é paciente no exercício das atividades para a glória do Senhor, e faz todas as coisas não como um refém do tempo, mas com plena alegria no coração por tão grande privilégio.

Que o nosso Deus nos transforme cada dia mais em servos pacientes, que entendem na prática que nada é demasiadamente demorado para aquele que é o Senhor do tempo.

Eu busco tempo para tantas coisas
São tantos planos para pouco tempo
E em meio a tudo que exige tempo
Eu já não tenho tempo pra falar com Deus

...

Não tenho tempo para descansar
Rever amigos e conversar
Já não consigo me assentar a mesa
E alimentar o que a alma almeja

Letra da canção SENHOR DO TEMPO, de Paulo Cesar Baruk

Nenhum comentário: