quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A nova realidade que nos foi outorgada

“...segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança” (1 Pedro 1:3)

O texto enfatiza a misericórdia de Deus como o canal pelo qual nós fomos regenerados. Fomos feitos novas criaturas pela graça e bondade de Deus. Pedro assevera que o novo nascimento é outorgado por Deus, nós somos apenas receptores desta ação soberana do Senhor. Não há em nós poder nenhum para sermos feitos novas criaturas, somente a misericórdia ativa do Senhor nos proporcionou esta nova realidade espiritual. Estávamos mortos em delitos e pecados, mas pela ação de Deus foi nos dada uma nova vida. A regeneração é totalmente orquestrada pela vontade livre de Deus, Ele não está preso a nenhum mérito que eu e você achamos que temos. Por seu querer soberano, Deus nos insere numa nova realidade espiritual, na qual podemos desfrutar de alegria genuína.

Jesus disse para Nicodemos: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. (João 3:3). Esta verdade está e sempre estará em plena vigência. Ver o reino de Deus é desfrutar da comunhão e do governo do Senhor sobre a nossa vida, e de toda alegria que esta nova realidade nos proporciona. No reino das trevas não há alegria, não a alegria legítima. Mas no reino de Deus, há plenitude de alegria, pois desfrutamos da presença maravilhosa de Deus conosco. Aliás, Paulo afirmou aos seus leitores que “o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm. 14:17). Sendo assim, o dia mais importante de nossa vida não é o dia do nascimento, mas o dia do novo nascimento, pois neste dia foi nos dada a bênção de desfrutar de uma nova realidade espiritual no reino de Deus. Eis o motivo de eterna alegria!

Só desfrutaremos da alegria genuína em nosso viver se não desconsiderarmos a preciosidade da obra regeneradora que Deus operou em nós. Devemos viver sempre conscientes desta maravilhosa dádiva do Senhor (Tiago 1:16-18). Muitas vezes o cristianismo que professamos já se tornou tão automático e já estamos tão acostumados com os versículos bíblicos que falam sobre a ação soberana de Deus na regeneração, que não desfrutamos mais da alegria diante de tamanho milagre. Qual é o maior milagre na vida de alguém? O maior milagre não é a cura de um câncer, o maior milagre na vida de alguém não ter sido poupado em um acidente, o maior milagre não é o sol nascer todos os dias, o maior milagre não é ser aprovado em um concurso público. O maior milagre, e, portanto, o que deve trazer maior alegria para nós cristãos, é o milagre do novo nascimento. Este é o milagre que nenhum de nós jamais pode esquecer que aconteceu em sua vida. Muitas vezes estamos murmurando pelos cantos desta vida, porque não valorizamos este milagre espiritual que Deus realizou. Não atentamos para esta nova realidade em que fomos colocados pela ação soberana do Pai.

Um sinal de que fomos de fato regenerados por Deus são as novas inclinações. O pecado já não nos é tão palatável, porque temos novos anseios espirituais. O pecado só traz tristeza, pesar e dor para o cristão genuíno. A regeneração é uma obra divina que nos dá recursos suficientes para não vivermos escravizados às paixões que tínhamos anteriormente em nosso viver. “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.” (Ez 36:26). Ao sermos regenerados, Deus nos dá corações que se inclinem para as coisas do alto, que de fato nos fazem transbordar de verdadeira alegria. Isto não é automático, precisamos de suor para não sermos iludidos pela velho homem, mas como fruto da ação regeneradora de Deus temos recursos para isto. Você desfruta da alegria de estar vencendo as inclinações da velha natureza, como efeito da regeneração em sua vida?]

Na forma como você se relaciona, na forma como você serve na obra do Senhor, você precisa agir com base nesta nova realidade espiritual que lhe foi conferida. As pessoas ao nosso redor precisam enxergar que “as coisas antigas já passaram, e eis que tudo se fez novo” (2 Cor. 5:17). Somos pessoas regeneradas, e portanto, temos esta motivação legítima para sermos alegres.


Continua nas próximas postagens

Nenhum comentário: