segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Compromisso com a alegria

O que você considera essencial para dar significado e propósito a sua vida? Ou, perguntando de outra forma: o que você considera ser de fundamental importância para dar sentido ao seu viver? Esta é uma das perguntas mais valiosas que você deve responder, com os critérios mais honestos possíveis: o que lhe confere sentido, significado e essência a sua vida? Uma resposta bastante coerente pode muito bem ser encontrada na oração do profeta Habacuque. Ele percebeu que apesar das crises e revezes do viver uma coisa traria significado e essência: a alegria ou satisfação em Deus. Habacuque tinha compromisso com a alegria no Senhor, um forte empenho perseverante em viver satisfeito na pessoa de Deus.

Na oração de Habacuque, a palavra mais desafiadora para o cristão é a conjunção “TODAVIA”. É uma conjunção adversativa que liga duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou oposição. Embora não exista no texto hebraico, esta conjunção está presente no texto bíblico em português: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, TODAVIA, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação.” (Hb. 3: 17,18). (O texto foi traduzido pela NVI da seguinte forma: “Ainda assim eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.”) Creio que um dos maiores desafios da vida cristã é o verdadeiro compromisso com a alegria em Deus: exercer o autocontrole e não deixar ser vencido pelos sentimentos humanos, como fez o salmista no Salmo 42.

Por compromisso com a alegria, quero enfatizar a perseverança em estarmos contentes em Deus, sabendo que apenas em Deus temos nossa fonte completa de genuína alegria. Foi C. S. Lewis quem disse a famosa frase: "Alegria é negócio sério no céu." A isto em acrescentaria não somente no céu. A alegria na vida do cristão é um forte indicador de sua saúde espiritual aqui na terra. Certamente conhecemos os imperativos bíblicos que estão na carta aos filipenses: “Alegrai-vos no Senhor, outra vez digo: alegrai-vos” (Fl. 4:4). Obviamente, a alegria cristã à qual Paulo se refere não se trata de euforia ou um pico de emoções positivas. Pelo contrário, alegria conforme a Bíblia apresenta, se trata de um contentamento profundo e real na pessoa de Cristo, um anelo perseverante para desfrutar da Sua pessoa.

O texto bíblico em 1 Pedro 1: 3-9 (abra uma Bíblia e leia atentamente) evoca a noção de alegria cristã em meio às turbulências que os leitores certamente estavam enfrentando relacionadas com perseguições e sofrimento por amor a Cristo. Pedro exorta seus leitores imediatos a terem uma postura cristã marcada pela alegria exultante (vs. 6). Exultai - “Agalliasis”, é a mesma palavra que Maria utilizou no seu cântico Magnificat (Minha alma engradece ao Senhor, meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador) (Lc. 1:46-47). Mas para isso Pedro não faz uso de artifícios humanos para motivar seus leitores, nem apresenta os “7 Passos para uma vida de alegria” e nem faz um discurso para elevar a autoestima de seus leitores.

Não se trata de uma palestra motivacional, porque as palestras motivacionais nascem no homem e morrem no homem. Ele quer que os seus leitores olhem para além de si mesmos e que enxerguem a vida sob uma perspectiva totalmente diferente. Nós também podemos ter uma vida marcada pela alegria, mesmo que estejamos passando por turbulências e temporais diversos. Vamos considerar algumas motivações legítimas para termos vidas marcadas pela satisfação e júbilo diante do Senhor. (Continua nas próximas postagens).


MARCOS AURÉLIO DE MELO
Sermão em 1 Pedro

Nenhum comentário: