sexta-feira, 21 de junho de 2013

Mentes materialistas

Então, direi à minha alma: "tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te." (LUCAS 12:19)

Alguém que raciocina desta forma é um materialista nato. Tal pessoa reconhece que o dinheiro pode comprar-lhe tudo, inclusive sossego e prazer. Ela vive presa numa falsa sensação de segurança. A confiança que possui no "depósito de muitos bens" é o sinal de um mente corrompida pelo deus Mamon e de um coração escravizado pela cobiça material.

Não somos deste mundo. Como peregrinos e forasteiros precisamos trabalhar. É pelo suor do nosso rosto que a provisão divina está garantida. Mas não devemos nos esquecer que a moeda corrente neste mundo é bastante enganadora e sedutora. A partir do momento em que nossos objetivos se resumem em termos uma vida regalada e livre de qualquer infortúnio, é um claro indicativo de que fomos iludidos pelo canto da sereia. A sereia deste século faz muitos crentes naufragarem na fé e tira o fôlego de muitos homens e mulheres para a obra de Deus  O príncipe deste mundo tenebroso tem conseguido enganar muitos que, no afã de ganhar dinheiro, tornam-se presas fáceis do materialismo.

O círculo vicioso pode ser resumido da seguinte forma: "quanto mais temos, mais achamos que precisamos ter. E, à medida que adquirimos mais, mais tempo precisamos para cuidar do que temos. Quanto mais tempo dedicamos àquilo que temos, menos tempo dedicamos ao Senhor." E nesta busca desenfreada muitos cristãos estão totalmente distantes de um compromisso genuíno com a causa do Mestre, com o "ide" de Jesus, com a oração e profunda meditação nas Escrituras.

Nós, como sal e luz, herdeiros de Deus e forasteiros neste mundo, não devemos ser escravos do materialismo. Precisamos trilhar o caminho do discipulado requerido por Cristo Jesus. Ele nos convocou para uma missão preciosa, a de sermos embaixadores do reino da luz, mostrando ao mundo que há salvação somente por meio do sacrifício do Cordeiro de Deus. Não devemos desperdiçar nossa vida na vã tentativa de ganhar o mundo e de tornar famoso o nosso nome. Que possamos trilhar o caminho da renúncia e da generosidade, e não o caminho do egoísmo, próprio de mentes materialistas.


Marcos Aurélio
MEDITAÇÃO – Estudos na carta de Tiago (1: 9-11)

Nenhum comentário: