terça-feira, 11 de junho de 2013

Fé autêntica gera prática bíblica

Estudando sobre a carta de Tiago, no capítulo 1, quando ele aborda a necessidade de pedirmos sabedoria ao Senhor, percebi que há uma condição indispensável para entendermos o que as Escrituras ensinam. Precisamos ser verdadeiramente regenerados pelo poder de Cristo, portadores de uma fé genuína no filho do Deus vivo que morreu a nossa morte. Ao nascermos de novo, em nós passa a habitar o Espírito Santo que nos convence de pecado e nos conduz a toda a verdade. A Bíblia nos ensina em vários textos (Rm. 8, por exemplo) que a ação purificadora do Espírito só acontece naqueles que possuem a fé legítima.

O homem de ânimo dobre ao qual Tiago se refere é aquele inconstante nos seus caminhos, que não está disposto a fazer o que Deus diz em Sua Palavra. Este homem nunca será perseverante na vida cristã e cedo ou tarde sua fé se mostrará irreal. Mas o homem que persevera em submeter seus propósitos ao crivo das Escrituras e obedece confiantemente, este será aprovado pelo Senhor, de quem ouvirá as belas palavras: "Muito bem, servo bom e fiel!"

Conclusão: A preciosa sabedoria do Senhor está disponível somente para os que possuem a fé autêntica, para os que não vacilam e não retrocedem ao vivenciar o que as Escrituras revelam. A fé autêntica certamente gera prática bíblica e leva o crente a progredir em maturidade e retidão.

Nenhum comentário: