quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Ponderação nos objetivos



DA SÉRIE "CONSELHOS PARA O ANO NOVO":
PONDERE CUIDADOSAMENTE OS OBJETIVOS QUE VAI ALMEJAR - Pv. 4:25

“Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti.”

Implicitamente, a ideia deste versículo está relaciona com objetivos. O sábio nos chama para considerar CORRETAMENTE o que prende a nossa atenção, e para qual rumo direcionamos o nosso olhar. O sábio aconselha que tenhamos objetivos direcionados, um alvo definido e correto, propósitos de vida  alinhados. O nosso olhar deve ter um alvo fixo, um objetivo concreto. O que almejamos na vida precisa ser considerado sempre à luz da Palavra de Deus, que estabelece o nosso norte. “A sabedoria é o alvo do inteligente, mas os olhos do insensato vagam pelas extremidades da terra.” (Pv. 17:24)

Muitas pessoas passam a vida toda vagando, sem objetivos definidos, sem propósitos claros. Planejar é sábio, traçar metas coerentes com a Palavra de Deus é sempre louvável. Não podemos viver a esmo, olhando para os lados. Estamos numa corrida, e, portanto, não podemos perder de vista o  nosso alvo principal, conforme diz o escritor aos Hebreus: “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus.” Os corredores olímpicos não ficam olhando para os lados, ou para trás. Eles se concentram no objetivo a final, a linha de chegada, e somam todos os esforços para completar a corrida.

A mesma ênfase é perceptível quando Paulo escreve aos colossenses: “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque  morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus” (Col. 3: 2-3). Precisamos direcionar nossos objetivos para o que não é terreno, para aquilo que não será corroído pelas traças. Objetivos de vida apenas centrados apenas neste mundo certamente testificam que o nosso coração ainda não está rendido à preciosa graça do Senhor.

Alguns aproveitam o dia de aniversário ou final de mais um ano para  traçar metas, mas quais são as metas que governam sua vida? Quais objetivos nos dominam e nos impulsionam a viver? Irmãos, o que falta em nosso viver é foco correto. Vivemos focados em coisas passageiras, em futilidades que o dinheiro pode comprar, ou no sucesso que podemos conquistar neste mundo. 

Infelizmente, os crentes já não possuem um objetivo de vida que seja coerente com a fé em Cristo. Fixamos muito os nossos olhos neste mundo, e vivemos sem objetivos maiores/melhores do que os que não conhecem a Cristo. Que objetivos você já traçou para o ano 2013? São objetivos legítimos e alinhados com a vontade do Senhor?


Marcos Aurélio de Melo

Nenhum comentário: