quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Ponderação nas decisões



DA SÉRIE “CONSELHOS PARA O ANO NOVO”:
PONDERE CUIDADOSAMENTE AS DECISÕES QUE VAI TOMAR – Pv. 4: 26-27


“Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.” 

A figura de linguagem utilizada por Salomão (caminhos/veredas) indica a direção que seguimos a partir de alguma decisão. Nossos pés só andam no caminho que decidimos andar. A verdade é que os caminhos que andamos são indicadores das decisões que tomamos. Salomão nos adverte que cada passo errado vai nos desviar por um caminho tortuoso, que certamente acabará mal.

Passos tortuosos na direção do mal nascem de decisões que foram tomadas e colocadas em ação. Para evitarmos trilhar os caminhos do mal, precisamos de cuidadosa ponderação nas decisões e escolhas que fazemos hoje. É necessária uma firme decisão para retirar o pé do mal, e andar em caminhos que agradam somente ao Senhor. 

Uma decisão acertada nos livra de muitas ciladas. Do contrário, uma decisão equivocada hoje pode nos custar muitas feridas e contusões. Foi o que aconteceu com o jovem rei Saul, que decidiu oferecer sacrifícios quando percebeu a demora do profeta Samuel, e que o povo já estava se dispersando (1 Samuel 13: 8-15). Quando o assunto é obediência a Deus, boas intenções não bastam. Devemos basear nossas decisões e atitudes no que Deus requer de nós em Sua Santa Palavra.

Nossa vida é construída a partir de decisões, por isso não podemos vacilar em momento algum. Precisamos tomar DECISÕES QUE NOS MANTENHAM NO CAMINHO DA RETIDÃO. Para isso é necessário discernimento bíblico constante e o auxílio do Espírito Santo. É importante levarmos ao Senhor todas as nossas decisões por meio da oração, cultivando assim um senso de dependência constante. Decisões precipitadas geralmente resultam em graves danos. “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado” (Pv. 19:2). Não podemos esquecer jamais que a prudência é essencial em todas as decisões que tomamos. 

“Pondera a vereda de teus pés”. Precisamos considerar atentamente: de que forma e por onde temos andado? Por quais caminhos você tem decidido andar nos últimos dias? Temos tomado decisões que honram e glorificam a Deus? Irmãos, qual é o parâmetro que temos adotado para tomar as decisões em nosso viver? Será que estamos alinhados com decisões retas e justas aos olhos do Senhor, ou temos entrado em veredas tortuosas por conta de decisões equivocadas, tomadas com base em sentimentos pecaminosos?

Marcos Aurélio de Melo

Um comentário:

António Jesus Batalha disse...

Amados, entrei no seu abençoado blog, e verifiquei que aqui há vida, e que o amor de Jesus impera.
Dou-lhe os parabéns por este belo blog, que é mais uma ferramenta para levar a Palavra de Deus.
Tenho um blog que fazia gosto se o conhece-se, O peregrino e servo.
Também ficaria honrado se fizesse parte dos meus amigos virtuais.
Decerto que irei retribuir.
Fique na paz de Jesus. Com votos de um Ano Novo cheio de vitórias em Cristo.
António Batalha.