quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Verdades espirituais sobre o resgate


Nesta semana as redes de televisão do mundo inteiro voltaram a atenção para o Chile, na mina onde aqueles trinta e três homens ficaram presos numa profundidade de quase 700 metros ao longo de 69 dias. Realmente, foi uma situação muito delicada e envolveu a atenção de várias pessoas para resgatar os mineiros. Devemos agradecer a Deus porque este livramento mostra que o Senhor é bom e a Sua misericórdia dura para sempre. Em meio à tragédia, a graça de Deus se mostrou maravilhosa. Mas a situação angustiante dos mineiros chilenos naquele local profundo e escuro, serve para ilustrar algumas verdades espirituais muito importantes.

Em primeiro lugar, os mineiros estavam separados dos seus familiares e pessoas queridas. Este separação foi causada por causa do desmoronamento de toneladas de terra que fecharam a saída da mina. Da mesma forma, todos nós nascemos pecadores e por isso estamos separados de Deus. Por causa do pecado de Adão, cometido no jardim do Éden, somos considerados culpados diante de Deus, que é santo e não pode contemplar o mal. Esta é a situação do homem sem Cristo: ele está separado de Deus, na escuridão e totalmente sem esperança.

Em segundo lugar, os mineiros dependiam totalmente da ajuda externa para sair daquele local. Seus esforços seriam em vão porque não havia como chegar até a superfície se o socorro não viesse de fora. Assim também nós não temos condição nenhuma de sair do poço profundo em que estamos. Existe uma barreira entre nós e Deus que não pode ser rompida por meio das boas-obras ou através da religião. Por isso é necessário depender exclusivamente do socorro providenciado por Deus. A boa notícia é que Cristo veio nos resgatar. Ele desceu a este mundo, para tirar-nos do poço da perdição e nos transportar para o seu reino. O Senhor Jesus veio para buscar e salvar o que estava perdido. Por causa da morte e ressurreição de Cristo, o homem pode erguer sua voz em gratidão e desfrutar do perdão de Deus.

E em último lugar, houve muita alegria quando os mineiros saíram das profundezas e retornaram para a superfície. Os mineiros foram recebidos com festa e cada um agradecia do seu jeito. A Bíblia diz que há muita alegria nos céus quando um pecador se arrepende, porque uma alma que foi salva da condenação do pecado é motivo para grande festa. O filho pródigo que voltou para a casa do seu Pai foi recebido com júbilo, e assim também acontece com um pecador que sai das trevas para a maravilhosa luz de Cristo. A alegria da salvação não se compara a nenhuma falsa alegria que este mundo possa oferecer. Não há nada que traga mais regozijo ao coração de um pecador do que saber que foi resgatado unicamente por meio da graça de Deus.

PENSAMENTO:
A cápsula que me resgatou das profundezas não se chamava "Fênix". Ela tem um nome muito precioso. Seu nome é "Graça"!

MARCOS AURÉLIO DE MELO


Nenhum comentário: