sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Somente os pecadores

Você já parou para pensar por que Jesus falou que não veio chamar justos ao arrependimento? A ideia mais comum é que Deus vai salvar apenas aqueles que foram justos toda a sua vida. Mas será que esta ideia encontra apoio nas Escrituras?

Em Mateus 9:13, está registrado que Jesus Cristo disse assim: “...não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento.” Ao ler um trecho da Bíblia é sempre muito importante observar o contexto. Jesus dirigiu estas palavras aos religiosos daquela época que se achavam pessoas muito boas, que não cometiam pecados e que andavam rigorosamente na linha. Os fariseus eram muito orgulhosos de suas atitudes. Eles demonstravam atitudes de caridade, mas o coração estava sujo pelo pecado. Eles também agiam com a intenção de serem bem vistos por outros e nunca admitiam qualquer repreensão. Na verdade, eles se achavam justos demais e bons o suficiente.
Quando Jesus disse que não veio chamar pessoas “justas” ao arrependimento, ele estava se referindo às pessoas que se acham justas. Na verdade ninguém é justo diante de Deus, como está escrito em Romanos 3:10-12: “Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.” Jesus não veio chamar quem se acha “justo” porque estas pessoas não estão interessadas em arrependimento. Jesus veio chamar pecadores ao arrependimento, porque só aqueles que reconhecem que são pecadores estão qualificados para receber a Graça de Deus em suas vidas. Os justos não precisam de arrependimento, porque já se “acham” bons demais diante de Deus. Os que não estão doentes não precisam de médico! Mas são os pecadores que reconhecem a sua doença chamada “pecado” e correm para o Médico dos médicos. Com estas palavras Jesus estava mostrando que o problema do coração humano é o pecado, mas os religiosos não querem reconhecer isto de forma alguma.
Agora eu gostaria de fazer algumas perguntas que são muito importantes. Você reconhece a grave doença que há no seu coração, chamada PECADO? Você entende que diante de Deus é um pecador e que precisa de Cristo como Médico de sua alma ou você acha que é justo e não precisa ser perdoado? A Bíblia afirma que o nosso diagnóstico não é nada bom, e por isso todos nós precisamos do médico. O problema é que muitas pessoas acham que não estão doentes e passam a vida toda pensando que não precisam de médico. A verdade bíblica é que Jesus não veio chamar as pessoas que se acham justas. Jesus veio chamar pecadores ao arrependimento, porque sem arrependimento não há salvação. E somente pela fé você deve reconhecer que está doente espiritualmente e confessar a Cristo como Salvador pessoal, entregando hoje mesmo a sua vida a Ele.
Não faça como os religiosos fariseus que se achavam justos e também não espere melhorar o seu comportamento para depois reconhecer que precisa de Cristo em sua vida. Reconheça que precisa do médico hoje mesmo e que somente Jesus vai ajudá-lo a ser uma nova criatura para a Glória de Deus.

MARCOS AURÉLIO DE MELO
MEDITAÇÃO BÍBLICA
PROGRAMA DE RÁDIO VIVA COM CRISTO

Nenhum comentário: