terça-feira, 12 de outubro de 2010

Aceitar ou rejeitar a mensagem do Evangelho

Por que alguém ouve repetidas vezes a mensagem do Evangelho e não se converte a Cristo? Com certeza, o problema não está no Evangelho, porque a Bíblia diz que ele é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. Quando há a pregação honesta do Evangelho, sem acrescentar e nem diminuir nada, não podemos suspeitar que o Evangelho tenha algum defeito ou deficiência, porque ele mostra o plano perfeito de Deus para a redenção de pecadores. As boas-novas de salvação através da morte de Cristo é a mensagem direta de Deus para todos nós.

A Bíblia nos apresenta algumas razões porque alguém ouve o Evangelho, mas rejeita e não se arrepende. Em João 6:44, Jesus Cristo falou assim: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer”. Ou seja, é fundamental a ação soberana de Deus em trazer pecadores aos pés de Cristo. Ninguém pode ouvir o Evangelho e se arrepender se não houver uma intervenção do Espírito Santo de Deus. É um ensino claro nas Escrituras, e mostra que a graça de Deus é derramada sobre as pessoas que Ele escolhe por uma razão que nós nunca saberemos explicar. Todos nós somos pecadores, e precisamos da graça de Deus; mas é o Senhor quem molda o coração do homem para ficar sensível à mensagem do Evangelho. É a graça de Deus que regenera um homem e faz dele uma nova criatura.

A Bíblia fala também que o príncipe deste mundo, o Diabo, cegou o entendimento dos incrédulos para que a luz do Evangelho de Cristo não brilhe em seus corações. Muitos estão cegos e procurando encontrar alguma religião ou algum caminho para agradar a Deus. O problema é que cegos não podem enxergar nada; é necessário que Cristo abra os seus olhos espirituais para que possam contemplar a beleza do Evangelho e compreender as Boas-Novas de salvação. E é somente pela ação do Espírito de Deus que alguém pode enxergar perfeitamente a mensagem da cruz, se arrepender dos seus pecados e render-se a Cristo.

Mas todas estas verdades não tiram do homem a responsabilidade de responder à mensagem do Evangelho que ouviu. A verdade bíblica sobre a salvação é muito preciosa, porque o Evangelho custou o sangue do próprio filho de Deus. O homem é pecador desde o seu nascimento e possui uma dívida muito grande diante de Deus, mas a mensagem do Evangelho é que Cristo já pagou esta dívida. Sendo assim, rejeitar a mensagem do Evangelho é desprezar o plano perfeito de Deus para a redenção de pecadores. E quem rejeita será considerado culpado e terá que pagar a dívida do seu pecado por toda a eternidade.

Então, se você já conhece a mensagem do Evangelho e nunca se arrependeu verdadeiramente, clame ao Senhor para que o Espírito Santo transforme este coração de pedra em um coração de carne. Lembre-se que ninguém pode chegar-se a Deus por si mesmo. É necessário que haja uma regeneração no coração, mas isto não exclui a sua responsabilidade diante do Senhor. Jesus disse algo muito importante que resume bem as verdades aqui expostas: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem" (João 10:27).

Nenhum comentário: