quinta-feira, 30 de abril de 2015

Relacionamentos são difíceis

A dificuldade dos relacionamentos não se encontra apenas no fato de serem difíceis. A dificuldade inclui aquilo que Deus nos chama a faze em meio à dificuldade. Deus chama cada um de nós a ser humilde, paciente, gentil, perseverante e clemente. Deus nos chama a falar com graça e a agir com amor, mesmo quando o relacionamento carece da graça e quando não somos tratados com amor.

Por isso, seus relacionamentos o levarão além dos limites da sua força normal. Eles o levarão além do alcance de suas habilidades naturais e além das fronteiras da sua sabedoria natural e adquirida. Os relacionamentos o forçarão a ir além dos limites da sua capacidade de amar, servir e perdoar. Eles o levarão além de você mesmo. De vez em quando, eles o levarão ao limite da sua fé. Às vezes, eles o levarão ao ponto da exaustão. Em certas situações, seus relacionamentos o deixarão decepcionado e desanimado. Eles exigirão de você o que você parece não possuir, mas é exatamente isso que Deus pretende. É precisamente essa a razão de Ele ter colocado esses relacionamentos exigentes no meio do processo de santificação, onde Deus, progressivamente, nos molda à semelhança de Jesus. Quando você desiste de si mesmo, você começa a depender d’Ele. Quando você está disposto a abrir mão dos seus próprios pequenos sonhos, você começa a depender d’Ele. Quando o seu jeito de fazer as coisas, mais uma vez, deixá-lo na pior, você está pronto para reconhecer a sabedoria do jeito de Deus fazer as coisas.

Os nossos relacionamentos não foram simplesmente criados para tornar-nos dependentes uns dos outros. Foram criados para guiar-nos até Ele em humilde dependência pessoal. Em algum momento, cada relacionamento nos leva ao nosso limite e, com Deus, não há lugar mais saudável do que esse. Quando estou disposto a confessar o quão fraco sou, estou pronto para receber a graça que pode ser encontrada apenas em Cristo. Ele esteve disposto a seguir o plano do Pai e tornar-se fraco para que pudéssemos receber a Sua força em nossos momentos de fraqueza. Essa dinâmica de dificuldade-fraqueza-força é a razão pela qual precisamos de tanto encorajamento em nossos relacionamentos. Tornamo-nos cegos pela dificuldade, desencorajados pela nossa fraqueza e acabamos perdendo de vista aquilo que nos foi dado em Cristo.

 

Timothy Lane e Paul Tripp

Extraído do livro: RELACIONAMENTOS – Uma confusão que vale a pena

Nenhum comentário: