terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A ressurreição e a vida

No Evangelho de João, está registrado que Jesus proferiu as seguintes palavras: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente.”  (Jo. 11:25-26)

O contexto desta passagem é bem conhecido. Lázaro, o amigo de Jesus, tinha morrido. Seu corpo estava em uma gruta que lhe servia de tumba. A decomposição do corpo tinha começado, pois o texto bíblico nos informa que o corpo havia 4 dias que fora sepultado e já fedia. Mas, o Senhor Jesus, ele mesmo senhor da vida e da morte, se aproximou da tumba e mandou tirar a pedra que fechava a entrada. 

Jesus é o Deus encarnado. Nele reside o pleno poder para trazer a vida alguém que já está morto. Quando Ele diz ser "a ressurreição e a vida", ele faz referência a este poder que modela todo o nosso mundo. O poder da ressurreição foi experimentado pelo próprio Cristo, após 3 dias de sua morte na cruz do Calvário. Muitas pessoas viram a Jesus após a sua ressurreição, e alguns discípulos o tocaram. Não era um espírito (como muitos afirmam), era o corpo humano do Senhor em todo a sua majestade e glória.

O mesmo poder que ressuscitou Lázaro e que operou na ressurreição do Senhor Jesus, será manifestado na vida daqueles que morreram em Cristo. Aqueles que tomaram o caminho da cruz, e morreram para o próprio EU, para suas vontades pecaminosas e se renderam ao senhorio de Cristo, certamente ressuscitaram para uma vida eterna. A graça que alcança o pecador é a mesma graça que triunfa sobre a morte. A fé em Jesus nos tira de um estado de morte espiritual e nos traz vida espiritual verdadeira. E o corpo que jaz num túmulo há de ressurgir para habitar eternamente com o Senhor nos céus. 

Este ensino é um dos pilares da fé cristã. Paulo nos adverte: “se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé” (1 Co. 15:14). E também: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.” (1 Co. 15:19).

Se você não é cristão e se ainda não ouviu o chamado da graça de Deus, eu o advirto que um dia você também será ressuscitado, não para vida eterna, mas para vergonha e horror eterno. E a você que é cristão, eu gostaria de exortá-lo a viver de modo digno de alguém que foi ressuscitado para uma vida nova, e que habitará eternamente com Cristo.


Nenhum comentário: