terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Um final verdadeiramente feliz



"Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." (2 Timóteo 4:6-8)


 A vida do crente genuíno não é um conto de fadas, cheio de flores e calmaria. Certamente vamos experimentar tristezas e derrotas neste mundo. Mas podemos afirmar que a felicidade que flui de um relacionamento com Cristo é uma marca na vida de todo cristão autêntico.
Tempo da minha partida: a metáfora em grego faz referência a “soltar as cordas” para a saída do navio. Paulo estava nos últimos dias de sua vida. Mas podemos afirmar com toda certeza que este homem teve um final verdadeiramente feliz. Enquanto muitas pessoas que não conhecem a Deus experimentam tristeza sobre tristeza nos últimos momentos de sua vida.

“Quais atitudes o crente deve cultivar hoje para ter um final verdadeiramente feliz?”

1) EMPENHAR-SE COM FIRMEZA NA CAUSA DO SENHOR (Vs.7)
“Combati o bom combate”: Neste texto, Paulo utiliza-se da metáfora dos jogos olímpicos. Em grego, esta expressão significa competir, lutar, com dificuldades e perigos, esforçar-se com zelo extremo. Para o apóstolo Paulo não existia melhor combate do que estar diretamente envolvido na causa do Seu Salvador, por isso a sua vida após o encontro na estrada de Damasco foi marcada por total desprendimento para servir com empenho ao Senhor. Uma escritora de hinos soube colocar assim: “Todo o meu ser, que já não chamo meu, quero gastá-lo no serviço Teu.”
A vida de Paulo foi marcada por muita renúncia por amor a Cristo. Paulo sempre se mostrou dedicado e empenhado na obra do Mestre. Ele experimentou vários reveses e lutas, mas nunca deixou a causa do Mestre. Demas lhe abandonou, outros já não andavam mais com ele. Homens do calibre de Paulo estão em falta nos nossos dias!
Precisamos responder: O que exige seus maiores esforços e energia? A sua vida tem a marca da dedicação ao “bom combate”, que é causa do Senhor? Ou seus esforços estão direcionados para ganhar fama, sucesso e bens materiais?

2) FOCALIZAR OBJETIVOS ESPIRITUAIS (Vs. 7-8)
         Para completarmos a carreira cristã, precisamos focalizar os objetivos espirituais. Ninguém corre sem metas, e nós que estamos na carreira do discipulado precisamos ter em mente objetivos que glorificam o nosso Deus. Tudo o que Paulo almejava tinha a marca do céu. Neste texto ele almeja receber a coroa da justiça, porque ele amava a vinda do Senhor. Sua vida, de fato, não era deste mundo. Ele enxergava a si mesmo como peregrino e forasteiro.
O escritor aos hebreus fala sobre esta carreira com o foco em Cristo Jesus: “corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus” (Hb. 12:1-2). Muitos que corriam bem, já não correm mais porque deixaram de focalizar objetivos eternos e espirituais.
Estamos no início de um ano, e quais objetivos você traçou que estão alinhados com a eternidade e com o céu? Você está almejando bens terrenos neste ano de 2013, ou está com o foco em galardões eternos? O grande problema é que queremos construir nossos ninhos neste mundo, sendo que o nosso lar não é este.

3) VALORIZAR A PALAVRA DE DEUS (Vs. 7)
         “Guardar a fé”: Paulo quer nos ensinar sobre a importância que a fé cristã tinha para ele. Sua vida foi um claro testemunho do valor das convicções da fé, que tem como base a Palavra de Deus. As convicções bíblicas devem ser o alicerce de todo crente. Nós precisamos guardar a fé que foi entregue aos santos, sendo diligentes no seu ensino e prática. Paulo em momento algum desprezou a importância da Palavra de Deus, da qual emana toda instrução para um reto proceder.
         O que quero dizer com valorizar a Palavra de Deus é muito mais do que ter um conjunto doutrinário sadio em nossas mentes. Isto é muito importante, mas o real valor que damos à Palavra é visto em nosso proceder diário. A obediência aos sábios ensinos da Palavra é a marca autenticadora do valor que damos a ela. Você tem guardado a fé de modo a testemunhar com sobre as mudanças que Deus fez em seu viver?

Nenhum comentário: