quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Alívio dos fardos da vida



Texto: SALMO 23: 1-3

Muitas vezes nós carregamos fardos em nosso viver. São fardos difíceis de carregar, porque trazem dor e angústia constante. Mas Jesus, o nosso bom Pastor, oferece um fardo diferente, um fardo leve. Ele traz verdadeiro alívio ao nosso coração angustiado. Foi Ele quem proferiu as seguintes palavras: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30).
O Salmo 23 ilustra a relação Pastor-Ovelha e traz ricas lições para todos nós. O salmista faz referência ao modo como o SENHOR conduz as suas ovelhas, proporcionando-lhes o que necessitam. Nas entrelinhas deste salmo nós podemos enxergar alguns fardos, que o Supremo Pastor tira de sobre nossos ombros. Com base nisto, eu gostaria de afirmar que:

Somente o Supremo Pastor nos proporciona alívio dos fardos desta vida
De quais fardos desta vida somente o Supremo Pastor nos proporciona alívio?

1) O fardo do descontentamento – “de nada sentirei falta”
Muitos reclamam da vida e seguem murmurando porque ainda não aprenderam a confiar no Supremo Pastor. Infelizmente, há muito descontentamento no meio do povo de Deus.  Mas o que o salmista quer nos ensinar é o seguinte: “O que eu tenho em Deus é maior de tudo que eu não tenho na vida”.
O povo de Israel sentiu falta das cebolas, dos alhos e das carnes do Egito; de que você sente falta em sua vida? Há pessoas que sentem falta de um namorado/namorada, e vivem descontentes porque não tem um relacionamento. Outros vivem descontentes porque não possuem o carro do ano ou a última roupa da moda, ou o tênis de marca famosa. O apóstolo Paulo aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação porque ele depositava toda a sua confiança no Supremo Pastor (Fp 4: 11,12).
Todo cristão deve nutrir contentamento em seu coração, pelo fato de ter ao Senhor como Pastor de sua vida. Somente o Supremo Pastor nos proporciona alívio do fardo do descontentamento.

2) O fardo da preocupação “Ele me faz repousar em pastos verdejantes, leva-me para junto das águas de descanso” – Desde que a provisão divina é oportuna, posso desfrutar o presente. Basta a cada dia o seu mal.
É Deus quem cuida de nós. Ele nunca deixará de cuidar de nós, porque a Sua bondade é constante.
O apóstolo Pedro aprendeu com o Mestre sobre a questão da ansiedade. Inspirado pelo Espírito Santo, ele escreveu: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:6-7). Confiar que Deus proporcionará o que eu necessito, tira de minhas costas o fardo da ansiedade.
Nossas inquietações são vãs. Jesus indagou: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” (Mt 6.27). O fardo da preocupação tira de nós o vigor para uma vida cristã efetiva. Passamos a viver concentrados nos cuidados do amanhã, e deixamos de descansar na provisão de Deus para nossas vidas. Certo escritor acertadamente disse: “A ansiedade reparte a nossa energia entre prioridades de hoje e problemas de amanhã. Parte de nossa mente está no agora; o restante está no ainda não.”

3) O fardo do desespero “refrigera a minha alma”
O verbo no original traz a ideia de uma restauração completa que somente Deus pode operar na vida de alguém, trazendo verdadeiro alívio e vigor. Após longas jornadas, as ovelhas experimentavam o alívio e paz ao lado do pastor. O supremo Pastor traz perfeita paz ao nosso coração, Ele traz refrigério a nossa alma cansada e abatida. Somente Ele nos concede a paz que excede todo o entendimento, somente Ele nos proporciona alento em meio às lutas e dores deste mundo. “Viva alegre, ou em sofrer penoso, dá-me paz e alento o meu Senhor.”
Vivemos num mundo em desespero. Basta ligar o noticiário e rapidamente vamos perceber o desespero das pessoas neste mundo. Não há paz, não há alívio, apenas turbulências. Mas o nosso Pastor é especialista em restaurar a esperança da alma aflita. Não devemos ficar desesperados, porque Jesus está conosco, Ele é o Príncipe da paz.
Se você e eu ainda carregamos estes fardos em nosso viver, é uma evidência de que não confiamos na íntegra no Supremo Pastor. As ovelhas do Supremo Pastor precisam experimentar alívio real dos fardos desta vida. Se você é alguém descontente, preocupado e sem paz, é necessário fazer uma séria avaliação da sua espiritualidade. O Pastor de nossas almas nos proporciona alívio destes fardos em nosso viver.

HOMILIA PARA CULTO MATUTINO  27/01/13
MARCOS AURÉLIO DE MELO

Nenhum comentário: