segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A importância da direção


No caminho cristão, o que é importante não é a velocidade com que estamos indo, nem a distância percorrida, mas sim a direção que tomamos. Por essa razão as Escrituras exortam o cristão em sua caminhada a que tenha paciência, não se preocupando com a velocidade. O Senhor parece estar bem mais interessado quanto a para onde estamos indo do que quanto a com que velocidade estamos caminhando. Um passo firme na direção certa nos levará ao nosso destino certo por fim, mas se na vida temos em mira uma meta errada, a velocidade apenas nos desviará mais rapidamente do destino certo.

Falta de direção é a causa de muitos fracassos em atividades espirituais. As igrejas estão infestadas de pessoas, de ambos os sexos (embora em sua vasta maioria sejam homens) que nunca tiveram um claro chamado de Deus para alguma coisa em particular. Tais pessoas muitas vezes são vítimas de algum capricho ou do acaso, presas fáceis de líderes ambiciosos que procuram projetar-se pelo uso de outras pessoas para seus próprios fins. O cristão que não tem uma direção é aquele que suporta o que é novo e espetacular, quer isso esteja ou não de acordo com as Escrituras e com a vontade revelada de Deus.

Uma grande economia de tempo e de esforço pode ser conseguida se soubermos o que devemos fazer e então, apegando-nos a isso, e sem alarde, recusarmo-nos a sermos desviados da nossa tarefa. Paulo disse: "mas uma coisa faço",22 e pela redução de suas atividades a um importante mínimo, ele multiplicou a sua eficiência muitas vezes. Temos de evitar o erro de achar que, por estarmos muito ocupados, estamos fazendo muitas coisas. Uma grande parte das atividades que fazemos todo dia é tal como a daquele senhor, de certa idade, que tinha uma perna artificial e que a enfiou num buraco da calçada, e então ficou a noite toda rodando, querendo ir para sua casa.

Quanto mais nos desviarmos de nossas origens, maior a tentação de nos rendermos aos confusos modos do fundamentalismo moderno, e então ficarmos sendo uma "Maria vai com as outras", indo atrás de qualquer um que esteja disponível no momento. Temos de resistir a essa tentação com todas as nossas forças. Se viéssemos a adotar os procedimentos da igreja que está cega no dia de hoje, certamente estaríamos desperdiçando o nosso tempo e também o dinheiro de outras pessoas, crendo, contudo que estaríamos fazendo a vontade de Deus. De tal calamidade, ó Deus, livra-nos!

Se acharmos que às vezes estamos indo um pouco devagar, não nos esqueçamos de que sabemos qual é a direção para onde fomos chamados para ir, e enquanto estivermos seguindo aquele direcionamento inicial, estaremos sendo abençoados com todo o sucesso, muito além das nossas melhores expectativas. Manter a direção que nos foi revelada por Deus é de vital importância. Não vamos errar neste ponto.


A. W. TOZER

TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO "ESTE MUNDO: LUGAR DE LAZER OU CAMPO DE BATALHA ?"


 
 

Nenhum comentário: